Anuário Traz Dados Sobre Clima e Desastres Naturais em 2018

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (16/04) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que Anuário traz dados sobre clima e desastres naturais em 2018.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Anuário Traz Dados Sobre Clima
e Desastres Naturais em 2018

Por INPE
Publicado: Abr 16, 2019

São José dos Campos-SP, 16 de abril de 2019

Os principais aspectos climáticos e de desastres naturais observados no Brasil em 2018, comparando-os com a média de 1981 a 2010, denominada Normal Climatológica (NC), foram analisados em conjunto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

No INPE, o trabalho foi realizado pelo pesquisador Lincoln Muniz Alves, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre. Acesse a íntegra do documento

Os dados do Anuário Climático do Brasil 2018 mostram que a temperatura naquele ano ficou acima da Normal Climatológica, tanto na temperatura média anual (0,7°C), quanto na temperatura máxima anual (0,5°C) e na temperatura mínima anual (0,7°C). Já o nível de chuva anual ficou 2,5 mm abaixo da Normal Climatológica.

Os estados de Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Pernambuco (PE) são aqueles onde houve predominância de temperaturas acima da Normal Climatológica, enquanto que na maior parte do centro-norte do país as chuvas ficaram abaixo da NC. No sul e sudeste, por sua vez, as chuvas ficaram acima da NC, com máxima no Rio Grande do Sul.

O sumário mostra ainda os dados médios das temperaturas média, máxima e mínima e chuva e seus respectivas desvios em relação à Normal Climatológica, mês a mês. Por exemplo, em setembro de 2018, a temperatura máxima observada ficou 1,2% acima da Normal Climatológica no período de 1981 a 2010. Os eventos extremos de temperatura (máxima absoluta e mínima absoluta diárias) e chuva (máxima absoluta total diária) também constam do documento.

Desastres Naturais

Em 2018, foram registradas 372 ocorrências confirmadas de desastres naturais de natureza hidrometeorológica (enchentes, enxurradas) e hidrogeológica (deslizamentos de terra), sendo 110 do tipo “alto” e “muito alto”, que levam a ação da Defesa Civil.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários