'Martemotos' São Reais: Primeiros Sinais Sísmicos São Detectados no Planeta Vermelho

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (24/04) no site do Sputnik News Brasil destacando que 'Martemotos' são reais, e os primeiros sinais sísmicos foram detectados no Planeta Vermelho.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

'Martemotos' São Reais: Primeiros Sinais
Sísmicos São Detectados no Planeta Vermelho

Sputnik News Brasil
24/04/2019 – 07:04

CC BY 2.0 / Kevin Gill / Mars

A sonda InSight da NASA, que está estudando o interior do Planeta Vermelho, registrou um tremor fraco que pode ter uma natureza um tanto diferente de terremotos.

O Centro Nacional de Estudos Espaciais francês (CNES, na sigla em inglês) informou na terça-feira (23) que a sonda equipada com sismógrafo francês SEIS registrou um pequeno sinal no dia 6 de abril.

Segundo os cientistas, o abalo foi similar ao detectado na Lua pela missão Apollo.

"As primeiras leituras da InSight continuam a investigação iniciada com as missões Apollo da NASA. Temos coletado ruído de fundo até agora, mas esse primeiro evento dá início oficialmente a um novo campo: a sismologia marciana", disse o principal pesquisador Bruce Banerdt.

A InSight detectou mais três sinais entre 14 de março e 11 de abril, mas sua origem continua sendo um mistério.

A maioria dos terremotos é causada pelas partes da crosta terrestre, chamadas de placas tectônicas que colidem uma à outra, mas o Planeta Vermelha não tem placas tectônicas claramente definidas.

Bem como no caso da Lua, tremor em Marte poderia ser causado pelo arrefecimento lento e contração da crosta até que isso eventualmente quebra a crosta e causa uma fenda.

"Passamos meses esperando o nosso primeiro martemoto. É tão emocionante finalmente provar que Marte é ainda sismologicamente ativo. Nós esperamos compartilhar resultados detalhados depois de estudarmos mais precisamente e modelar nossos dados", revelou Philippe Lognonne, do Instituto de Física do Globo de Paris.

A sonda InSight pousou em Marte em novembro do ano passado para estudar o interior do Planeta Vermelho, o que deve ajudar cientistas a entender como as áreas montanhosas se formam e evoluem.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é, mais um gol dessa fantástica agencia espacial que é a NASA americana.  Quiçá a nossa Agencia Espacial fosse pelo menos um pouco mais eficiente. Caberá ao Sr. Carlos Moura mudar essa situação.

Comentários