Grupo de Trabalho Avaliou no INPE Retomar Projeto do Satélite Radar MAPSAR

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (09/04) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que Grupo de Trabalho  (GT) instituído pela Agência Espacial Brasileira (AEB) avaliou retomar projeto do Satélite Radar MAPSAR.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Grupo de Trabalho Avalia Retomar
Projeto de Satélite Radar

Por INPE
Publicado: Abr 09, 2019

São José dos Campos-SP, 09 de abril de 2019

A possibilidade de reativar o projeto MAPSAR está em discussão pelo grupo de trabalho (GT) instituído pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e composto por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE). A primeira reunião do grupo aconteceu em 22 de março, na sede do INPE, em São José dos Campos (SP).

Projeto de satélite com um radar a bordo, o MAPSAR foi conduzido pelo INPE, entre 2001 e 2009, em parceria com a Agência Espacial Alemã (DLR). A análise sobre sua retomada reflete os esforços da AEB, junto com o Ministério da Defesa, em atender às recomendações previstas no relatório final do Grupo Técnico – Projeto Mobilizador (GT-5) do CDPEB (Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro), como também concretizar a iniciativa SAR (Satélite de Observação da Terra por Radar) prevista para 2020 no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

No âmbito do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), conduzido pela Força Aérea Brasileira por meio da CCISE, a continuidade do Projeto MAPSAR pode favorecer a antecipação da Missão LESSONIA-1, prevista para ser lançada em 2026.

Como representantes da Defesa, compõem o GT o coronel aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, vice-presidente executivo da CCISE, e o capitão de mar e guerra Márcio Martins da Silva Costa, analista de Sistemas Espaciais da CCISE, responsável pelo Projeto LESSONIA.

Pela AEB, participam Gabriel Figueiró de Oliveira, coordenador de Políticas, Planos e Investimentos, e Rodrigo Leonardi, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Marco Antonio Chamon, coordenador de Engenharia e Tecnologia Espacial, e Adenilson Roberto da Silva, gerente do Programa de Satélites Baseados na Plataforma Multimissão (PMM) e do satélite de sensoriamento remoto Amazonia-1, são os representantes do INPE neste GT.

Grupo de trabalho realiza primeira reunião no INPE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Bom leitor, o desenvolvimento de um satélite RADAR no Brasil é algo necessário e muito bem vindo, desde que se faça com tecnologia de ponta, mesmo que o satélite não seja integralmente brasileiro, e desde que haja transferência tecnológica. O Projeto MAPSAR foi um projeto em parceria com o DLR alemão que se arrastou por quase uma década para não dá em nada e precisa agora (se for retomado) ser evidentemente modernizado e reconfigurado tecnologicamente diante do avanço ocorrido desde 2009. Aproveitamos para agradecer ao leitor Eduardo Farias pelo envio dessa notícia.

Comentários