Ministro da Defesa Explica Projetos e Ações das Forças Armadas no Senado

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/04) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) do Senado Federal, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, explicou aos parlamentares os projetos e ações das Forças Armadas, aí inclusive tirando duvidas sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado entre o Brasil e os Estados Unidos.

Duda Falcão

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ministro da Defesa Explica Projetos e
Ações das Forças Armadas no Senado

Durante a audiência, o Ministro apresentou projetos, missões e
operações conjuntas realizados pelas Forças Armadas

Por Tenente Raquel Alves
Revisão:   Revisão: Maj Alle
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea
Publicado: 11/04/2019 - 17:35

Fotos: Cabo Feitosa/CECOMSAER.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) recebeu, nesta quinta-feira (11/04), em audiência pública no Senado Federal, em Brasília (DF), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, para apresentação de projetos e perspectivas da pasta para o futuro. O encontro contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Comandante Logístico do Exército, General Carlos Alberto Neiva Barcellos, representando o Exército Brasileiro; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez; do Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e de parlamentares.


Durante a audiência o Ministro da Defesa apresentou os projetos, as missões e as operações conjuntas realizados pelas Forças Armadas. O ministro deu destaque para a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) nas ações da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado do Espírito Santo; a Operação Acolhida, em Roraima, onde os militares estão há mais de um ano apoiando os venezuelanos; e o apoio às equipes de busca na tragédia em Brumadinho (MG). Citou ainda a recente missão de assistência humanitária a Moçambique, na qual dois C-130 Hércules transportaram mais de 20 toneladas de suprimentos e equipamentos, além de 40 militares da Força Nacional e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Ao destacar os projetos estratégicos, o ministro falou sobre o novo cargueiro da FAB, o KC-390. “A aeronave da Força Aérea será entregue este ano e substituirá o Hércules C-130, que atuou por muito tempo levando ajuda humanitária a quem precisa, transportando tropas para as missões e salvando vidas. Precisamos modernizar e reestruturar nossas Forças Armadas para atuar em todas as frentes. Essa audiência é muito importante para que os parlamentares e a sociedade saibam como as Forças Armadas atuam”, disse. Ele também destacou os novos aviões de caça, os F-39 Gripen, que substituirão as atuais aeronaves F-5. A previsão é de que a primeira seja entregue em 2021.


Parlamentares que participaram do encontro puderam esclarecer, ainda, as dúvidas sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado entre o Brasil e os Estados Unidos. “O acordo é a janela que se abre para a área espacial no Brasil. A atividade comercial vai gerar desenvolvimento na região. Isso é imprescindível para a entrada do Brasil no mercado global e para a proteção de tecnologias e patentes”, explicou.

O ministro falou também sobre a reestruturação da carreira militar. “Todos os militares fazem um juramento e colocam a nação acima da própria vida e precisam ter amparo, seja temporário ou de carreira”, disse.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Pois é leitor, creio que já deu para você perceber que o Governo encontra-se nesse momento lutando em varias frentes para convencer o Congresso Nacional a aprovar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) com os EUA, em um esforço jamais visto dentro ou fora desse fórum político de moral discutível. Quiçá a aprovação deste acordo possa sair logo, para assim darmos prosseguimento e colher frutos do mesmo. Porém tem muito ainda a ser feito, além disto, e não podemos ficar somente na dependência desta frente de ação. Para uma compreensão melhor do que precisa ser feito na visão da Comunidade Espacial, sugiro leitor que você leia o artigo “Um Balanço dos 100 Dias do Governo Bolsonaro Para o Setor Aeroespacial à Luz da Carta de Foz do Iguaçu” postado hoje no Blog.

Comentários