Estudantes de Engenharia Aeroespacial da UnB Criam Carta Aberta Para o Ministro Marcos Pontes

Olá leitor!

O jovem Yan Henrique Silva.
Veja como são as coisas, dois estudantes de engenharia aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB), diretor de marketing da startup júnior ‘Zenit Aerospace’, empresa ligada a esta universidade, o jovem Yan Henrique Silva (conhecido na UnB como Dracena) e o jovem João Victor Santos tiveram uma grande e importante iniciativa que trago para o seu conhecimento leitor.

O jovem João Victos Santos
Pois então leitor, os jovens Yan e João preocupados com os rumos da área profissional que escolheram, resolveram criar no site Avaaz.org uma Carta Aberta para os Ministro Marcos Pontes dos Estudantes de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, carta essa que tinha o objetivo de obter 100 assinaturas (muito pouco há meu ver) e que já foi inclusive alcançado. Transcrevo abaixo na integra o texto postado no site do Avaaz.org por esse jovem engenheiro em formação justificando esta iniciativa.

“E aí pessoal, beleza?

Sou estudante de engenharia aeroespacial e estive pensando em como a área de engenharia aeronáutica/aeroespacial é bem restrita e como isso influencia na nossa desunião no geral (Exemplificando: Pessoal do ITA fica vivendo no mundo do ITA, os da UnB na UnB, os da UFSM na UFSM, etc). Porém, o mercado de trabalho está aí para todos e todos nós vamos concorrer e participar dele (e pelo que ouço falar, não está nada bom).

Estava olhando pelo facebook quando cheguei em um post daquelas páginas de engenharia falando que o mercado estaria bom para os engenheiros nos próximos anos. Nos próprios comentários do post via-se o pessoal rindo e falando, “cai nessa mesma conversa 20 anos atrás, agora estou aqui desempregado”. Em seguida um outro comentário “Eta povo desunido, não lutam pela sua classe”.

Esses comentários me fizeram refletir se realmente nós como engenheiros não somos uma classe desunida e se nós como engenheiros aeroespaciais não somos ainda mais desunidos? (Desunidos aqui não no sentido de termos inimizade uns com os outros, mas sim no sentido de não sermos mais próximos uns aos outros tanto quanto poderíamos ser).

Eu sei que existe integração em vários aspectos entre varias pessoas do setor. Porém , ainda acho que falta muito diálogo aberto entre nossas instituições de ensino e seus respectivos apoiadores/usufruidores. Estou no oitavo semestre e sei bem pouco do que está sendo desenvolvido nos cursos de engenharia aeronáutica/aeroespacial das universidades que não são a minha.

Até onde sei não temos uma entidade que nos represente e lute pela nossa categoria. Porém, ficar parado reclamando sem fazer nada todos nós sabemos que é ineficaz.

Pensando nisso, já que não existe nenhuma entidade que nos represente verdadeiramente. Por que não nos mesmos, estudantes, e futuros profissionais da área, escrevermos uma carta aberta ao ministro da Ciência e Tecnologia, astronauta Marcos Pontes, dando propostas para um melhor desenvolvimento nessa área tão importante com a nossa VISÃO ACADÊMICA.

Sabendo disso, propusemos a escrita de uma carta aberta no grupo “Engenharia Aeroespacial Brasil” para ser entregue ao ministro Marcos Pontes, e agora gostaríamos de suas assinaturas caso concorde com a visão discutida na carta.

Link da carta:


Yan Henrique Silva”

Pois é leitor, parabenizo esses jovens pela iniciativa, quiçá tivéssemos mais gente como o Yan e João realmente interessada e preocupada em fazer a diferença e não simplesmente bater o ponto no relógio.

Entretanto aproveitando a oportunidade Yan e João, existe sim uma entidade que poderia atuar em defesa dos profissionais da área, se chama Associação Aeroespacial Brasileira (AAB) com sede em São José dos Campos (ao qual eu sou um dos associados), mas acontece que essa entidade está praticamente desativada desde o falecimento do saudoso Dr. Paulo Morais e precisa ser reativada, inclusive com a criação de escritórios regionais, ideia essa já defendida na época pelo Dr. Paulo.

Bom Yan e João acredito que com esta publicação a carta de vocês chegará nas mãos do nosso Ministro Pontes e lhe desejo sucesso jovens, pois o sucesso de voces, será o sucesso do PEB e do Brasil. Saravá meu pai, que assim seja.

Duda Falcão

Comentários

  1. Caros colegas Engenheiros Aeroespaciais, eu sou formado no ITA (Aer84) e fui amigo do Paulo Morais, mas não sabia da AAB. Atualmente sou professor da UnB e presido uma comissão na universidade que estuda a criação do Centro de Pesquisa e Inovação Aeroespacial (CEPINAE). Coloco-me a disposição para discutir a criação da regional da AAB em Brasília. Saudações, Prof Dr Victor Rafael Celestino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Victor!

      Sugiro que o senhor entre em contato com a AAB através do link do site da Associação que acompanha a matéria acima. Faça sua proposta a eles e nos mantenha informados por gentileza do resultado desta iniciativa. Boa sorte!

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário