Centenário do Eclipse de Sobral

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (26/04) no site da Agência FAPESP, destacando que em comemoração ao centenário do Eclipse de Sobral, no Ceará (há 100 anos a observação desse eclipse solar comprovou a teoria da relatividade geral de Albert Einstein) o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará dia 19/05, em parceria com outras duas organizações, um curso gratuito denominado “Relatividade na Sala de Aula”, curso este direcionado para professores.

Duda Falcão

Notícias

Centenário do Eclipse de Sobral

Agência FAPESP
26 de abril de 2019

Imagem: Pixabay
ICTP-SAIFR, Instituto Serrapilheira e Perimeter Institute,
do Canadá, realizam curso sobre a teoria da relatividade
geral para professores. 

Há 100 anos a observação do eclipse solar em Sobral, no Ceará, comprovou a teoria da relatividade geral de Albert Einstein. Em comemoração ao centenário do evento, o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá o curso Relatividade na Sala de Aula, no dia 19 de maio de 2019.

O curso é organizado pelo ICT-SAIFR em parceria com o Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá) e o Instituto Serrapilheira.

Os professores aprenderão como levar temas sobre relatividade para a sala de aula por meio de atividades práticas e criativas desenvolvidas pelo Perimeter Institute e traduzidas para o português pelo ICTP-SAIFR com o apoio do Instituto Serrapilheira. Eles também participarão de uma sessão de perguntas e respostas com o astrônomo Eduardo Cypriano, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

O curso é gratuito e as aulas acontecerão das 9h30 às 16h, no prédio do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo.

As inscrições estão abertas até 5 de maio e podem ser feitas pelo site do ICTP-SAIFR. Os professores selecionados serão notificados até o dia 11 de maio. Serão emitidos certificados para aqueles que participarem das atividades.

Além do curso, no mesmo dia, às 16h30, o professor Rogério Rosenfeld apresentará a palestra “O eclipse de 1919 e a confirmação da teoria da gravitação de Einstein”, no auditório do IFT, aberta a todos os interessados. Para a palestra não é necessário se inscrever.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sediado no IFT-Unesp.



Fonte: Site da Agência FAPESP - http://agencia.fapesp.br

Comentários