Estação Espacial Projetada Pela China Apoiará Centenas de Experimentos

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia postada hoje (24/04) no site da Agencia Chinesa “Xinhua” em português, destacando que a Estação Espacial projetada pela China apoiará centenas de experimentos de varias origens.

Duda Falcão

Estação Espacial Projetada Pela China
Apoiará Centenas de Experimentos

Por Xinhua
24/04/2019 - 13:51:47

Beijing, 24 abr (Xinhua) -- As instalações científicas da estação espacial Tiangong, desenvolvida pela China, poderão dar suporte a centenas de projetos de pesquisa espacial, após sua conclusão prevista para 2022.

Dezesseis estantes de experimento serão instaladas no módulo central e nos dois laboratórios-cápsulas da estação espacial, e uma plataforma de experimento extraveicular será construída.

Cada estante será como uma espécie de laboratório que poderá colaborar com diversos experimentos espaciais, sendo que os astronautas poderão aprimorar e substituir tais instalações.

Adicionalmente, uma cápsula equipada com um grande telescópio ótico será enviada na mesma direção orbital da estação espacial, de acordo com as informações do Centro de Tecnologia e Engenharia para a Utilização Espacial (CTEUE) da Academia Chinesa de Ciências.

As instalações apoiarão um grande número de projetos de pesquisa em áreas como astronomia, ciências da vida espacial, biotecnologia, física básica de microgravidade e ciências dos materiais espaciais.

A China está buscando uma colaboração internacional para os experimentos na estação, visando promover o desenvolvimento mundial e a cooperação sustentável.

Quase 100 propostas de cooperação internacional foram recebidas, e cerca de 30 já passaram por uma avaliação prévia, informou Zhang Wei, diretor do Centro de Desenvolvimento de Utilização da CTEUE.


Fonte: Site da Agência de Notícias chinesa Xinhua em português - http://portuguese.xinhuanet.com

Comentário: Pois é leitor, creio eu que essa notícia vai despertar o interesse de vários países do mundo e acredito que também do Brasil através da galera da ‘Missão Garatéa’, e talvez (pelo menos deveria) atrair também a atenção de nossa Agencia Espacial, afinal essas 30 propostas que já passaram por uma avaliação prévia são apenas o inicio de uma oportunidade que certamente irá se estender por anos.

Comentários