Satélite CBERS-4A é Testado no INPE Antes de Embarcar Para China

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (14/04) no site “G1” do globo.com, destacando que o Satélite CBERS-4A é testado no INPE antes de embarcar para China.

Duda Falcão

VALE DO PARAÍBA E REGIÃO

Satélite CBERS-4A é Testado no INPE
Antes de Embarcar Para China

Equipamento, que vai fornecer dados e imagens sobre a Amazônia, vai ser lançado de
base na Ásia até o fim deste ano. Satélite foi construído em parceria com os chineses.

Por André Luís Rosa,
G1 Vale do Paraíba e região
14/04/2019 - 08h31
Atualizado há uma hora

Foto: André Luís Rosa/TV Vanguarda
Satélites CBERS 4A é testado no laboratório do INPE.

Observar o planeta Terra e monitorar as florestas brasileiras por meio de câmeras de alta resolução. Essa será a missão do satélite sino-brasileiro CBERS-4A, que está na fase final de testes no laboratório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). O embarque do sexto satélite para a China, de onde será lançado, será em maio. A previsão é que o novo CBERS esteja em órbita até o fim do ano.

A construção do equipamento começou há quatro anos e custou cerca de R$ 190 milhões, sendo metade custeado pelo Brasil. O programa CBERS existe desde 1998.

No espaço, o foco do CBERS-4A será a Amazônia. “A parceria com a China é importante porque você divide os custos, já que um equipamento como esse é extremamente caro. É fundamental o monitoramento da Amazônia, porque você terá um instrumento à mais para avaliar periodicamente as dimensões do desmatamento”, avaliou o coordenador do programa, Antônio Carlos de Oliveira.

O satélite vai dar 14 voltas por dia em torno do planeta, segundo o INPE. A atual fase de testes é a considerada a mais importante, porque no espaço é impossível submeter o satélite a manutenção.

Além dos testes dos sistemas, também são verificadas as baterias que são iguais às de aparelhos celulares, só que muito maiores em tamanho e capacidade.

Atraso

O CBERS- 4A já deveria estar no espaço desde o ano passado - o prazo inicial era dezembro de 2018. Mas a redução dos repasses ao INPE acabou adiando o lançamento.

O equipamento deve substituir o CBERS 4, lançado em 2014 e que ainda em órbita, mas com vida útil de três anos esgotada. Apesar disso, segue operando.

O coordenador do projeto diz que isso não gerou prejuízos ao programa. “Se nós considerarmos que o '4A' será um satélite para substituir o 4, que está em órbita e está operando normalmente, não houve nenhum impacto, afirma Antônio.

Viagem Para a China

Duzentos cientistas trabalharam nesse projeto. Os testes ainda devem durar mais duas semanas. Depois, o satélite será parcialmente desmontado e fará uma viagem de 16 mil quilômetros até China, ir ao espaço, até o fim de 2019.

O responsável pelo desenho do satélite, o chinês Lei Yung, todo projeto se resume em quatro palavras, ditas em inglês. “One dream. One team”. Em português: “Um sonho. Um time”. Esse é o lema do CBERS 4-A, que deverá operar por, pelo menos, cinco anos.


Fonte: Site “G1” do globo.com - 14/04/2019

Comentário: Bom leitor, na verdade segundo alguns especialistas da área esse satélite não é um primor em tecnologia (poderia ser bem menor, mais barato e muito mais avançado), porém deve-se levar em conta que custou muito dinheiro,  além de contar com tecnologia brasileira. Diante disto leitor, a nossa torcida é para que o mesmo possa ser exitoso no seu lançamento e que a nova Agencia Espacial Brasileira (AEB) venha discutir com os chineses um novo modelo de satélite semelhante aos de ponta já existentes no mercado, ou então, se for o caso, dá um fim nessa parceria e partir para um projeto solo estudando melhores possibilidades e configurações.

Comentários

  1. Continua sendo uma parceria interessante para ambos os países e deveria ser atualizado em termos de tecnologia e de pesquisa,creio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário