Começa em Curitiba 6ª edição do Festival Brasileiro de Minifoguetes

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada ontem (25/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que começa hoje 26/04 em Curitiba a 6ª edição do Festival Brasileiro de Minifoguetes.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Começa em Curitiba 6ª edição do
Festival Brasileiro de Minifoguetes

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 25/04/2019 15h12
Última modificação: 25/04/2019 17h18

Foto: Grupo de Foguetes CARL SAGAN
  Lançamento de minifoguete.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) participa de 26 de abril a 1º de maio da 6ª edição do Festival Brasileiro de Minifoguetes, que acontece no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR). O festival visa difundir o espaçomodelismo, foguetemodelismo e aeroespaçonáutica no Brasil, por meio de competições, minicursos, palestras, workshops e exposições interativas.

Participarão do evento estudantes do ensino fundamental, médio, superior e interessados em trabalhar com tecnologia e minifoguetes. Durante o festival, as equipes irão aproveitar uma extensa programação, com lançamentos de minifoguetes, palestras, minicursos, workshops e exposições interativas.

Para que os participantes conheçam as atividades espaciais desenvolvidas no País, a AEB vai oferecer, no dia (30.04), às 14h, uma palestra que abordará as perspectivas do Programa Espacial Brasileiro, foguetes e veículos espaciais. A palestra será ministrada pelo tecnologista da AEB, Marcio Akira Harada.

Competição

A competição envolve diversas equipes divididas em oito categorias com minifoguetes que atingem apogeus entre 50 m a 1.000 metros. Os primeiros cinco colocados na competição de minifoguetes receberão troféus como prêmios, as outras equipes levarão uma placa e todos os participantes do festival serão presenteados com medalhas.

O Festival Brasileiro de Minifoguetes de 2019 é organizado pela Associação Brasileira de Minifoguetes com o apoio da AEB. Desde a primeira edição, em 2014, foram lançados 312 minifoguetes de equipes brasileiras. Em 2017 foram aceitos projetos de minifoguetes experimentais feitos de materiais metálicos e a participação de equipes com seus próprios motores, além de alunos de ensino fundamental e médio.

Informações e cronograma completo do festival acesse aqui

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Sinal de novos tempos? Espero realmente que sim leitor, e que agora a Agencia Espacial Brasileira (AEB) possa realmente contribuir significamente para o desenvolvimento do Foguetemodelismo, do Espaçomodelismo e da Aeroespaçonáutica no Brasil. Quero aqui desejar desde já aos Profs. Marchi, Alysson Diogenes, Canalle, Foltran, Paulo Lago entre outros, sucesso em mais uma edição deste pioneiro Festival de Minifoguetes, e já que seria difícil para o Ministro Pontes comparecer ao evento devido a sua agenda apertada, sugeriria que o Presidente Carlos Moura da AEB arrumasse um tempinho e fosse também passar umas horas com esse jovens universitários e do ensino médio, trocando figurinhas e se informando melhor sobre as suas dificuldades, seria muito importante o contato direto com esses jovens e seus orientadores. Aproveito também para desejar ao meu amigo Carlos Cassio Oliveira (presidente do CEFAB) uma boa estadia em Curitiba e que o mesmo possa voltar de lá com as suas expectativas preenchidas. Sarava meu pai, e um grande abraço em todos.

Comentários