Visando Agregar Novas Capacidades as 'Forças Armadas Brasileiras', 'Autoridades da Defesa' Discutiram em Reunião Projetos de CT&I

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada no dia (12/07) no site “Defesa Aérea e Naval”, tendo como destaque uma reunião recente realizada Centro Tecnológico do Exército (CTEx), para discutir CT&I nas Forças Armadas Brasileiras.
 
Pois é amigos, tá aí a noticia que citei na nossa nota anterior, e como aparentemente pode-se notar, sistemas espaciais e as tecnologias de acesso ao espaço infelizmente continuam fora da agenda das discussões, e consequentemente, sem a devida atenção de nossas Forças Armadas. Lamentável!
 
Brazilian Space
 
Ministério da Defesa
 
Para Agregar Novas Capacidades as Forças Armadas, Autoridades da Defesa Discutem Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação 
 
Por Guilherme Wiltgen
12/07/2022 – 18:23
Via: Defesa Aérea e Naval - https://www.defesaaereanaval.com.br
 

Rio de Janeiro (RJ), 12/07/2022 – Para discutir a gestão de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) empregáveis pelas Forças Armadas, ocorre a 20ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (Repid). O evento realiza-se entre 11 e 13 de julho, no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), no Rio de Janeiro. Ampliar as capacidades das Forças Armadas e fortalecer a Base Industrial de Defesa são a finalidade da 20ª Repid. 
 
Na ocasião, debatem-se, especialmente, as ações da parceria entre o Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que buscam soluções científico-tecnológicas e inovações relacionados à Defesa e ao desenvolvimento nacional. Além disso, autoridades da Defesa atualizam-se sobre a situação e a evolução de projetos em andamento. Eles também avaliam novos projetos e compartilham informações, experiências, lições aprendidas e conhecimento entre as diferentes instituições de CT&I militares. 
 
Entre os projetos apresentados, destacam-se: o Criptoken, da Marinha, que permite a comunicação segura entre as organizações militares das forças singulares e em operações conjuntas; o Centro de Manufatura Aditiva, do Exército, que visa o desenvolvimento de insumos nacionais para manufatura aditiva e procedimento de configuração de equipamentos de manufatura aditiva. E, da Força Aérea, o Desenvolvimento de Ferramentas Avançadas de Apoio a Decisão em Tempo Real para Ensaios em Voo (FAEV). 
 
O Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD) e Presidente da Repid, Marcos Degaut, abriu a reunião. Em discurso, ele salientou que o Ministério da Defesa busca, continuamente, incrementar a autonomia, a inovação e a prontidão tecnológica das Forças Armadas. Além disso, ele afirmou que a Pasta almeja contribuir com o desenvolvimento científico-tecnológico nacional, com a geração de emprego e renda, com o desenvolvimento socioeconômico do País e com o incremento da projeção geopolítica do Brasil nos cenários regional e internacional. 
 
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, esteve na conferência. O General Guido Amin Naves, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, e anfitrião do evento, afirmou que “a autonomia e a prontidão tecnológica e estratégica são pilares sobre o quais repousam o desenvolvimento e a soberania de uma nação, sendo esta Repid uma oportunidade ímpar para se aprofundar na convergência, sinergia e efetividade dos projetos estratégicos de interesse do Estado e da sociedade brasileira e cuja implementação e busca por recursos ficam a cargo das Forças Armadas e do Ministério da Defesa”. 
 
A Repid 
 
A Repid ocorre anualmente, sob coordenação do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa (MD). Conta com a participação de autoridades do MD, bem como das Forças Singulares e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 
 
A organização da Repid é feita em rodízio pelas três Forças Singulares. Prevê-se que a próxima edição seja sediada pela Força Aérea Brasileira, em julho de 2023, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).

Comentários