Alunos do ITA da Equipe 'ITA Rocket Se Preparam Para Lançar Um Foguete Com Alcance de 3 Mil Metros

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (23/07) no site “R7”, destacando que estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ligados a equipe ‘ITA Rocket Design’ estão se preparando para lançar um foguete com alcance de três mil metros (3 km) durante a realização do ‘Latin American Space Challenge’ em agosto deste ano em Tatuí-SP. 
 
Pois então amigos, desde a criação desta equipe em 2011 (na época do hoje Dr. Oswaldo Loureda e do Eng. Danilo Miranda), o ITA vem se destacando nessa área ajudando a formar novos profissionais para o setor aeroespacial, e como se pode notar a equipe tem crescido muito. 
 
Nesse momento o BS fica muito satisfeito de saber que esses jovens têm como meta ultrapassar até o ano de 2026 a ‘Linha de Kármán’ (100 km), fronteira esta que separa a atmosfera terrestre do espaço sideral, um feito realmente extraordinário para qualquer equipe universitária de qualquer parte do mundo, e que no Brasil só foi alcançado pelos profissionais do nosso outrora eficiente Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). 
 
Desde já desejamos sucesso aos jovens da equipe ITA Rocket Design e estaremos na torcida pelo sucesso sempre de vocês. 
 
Avante ITA Rocket Design! 
 
EDUCAÇÃO
 
Estudantes do ITA se Preparam Para Lançar Foguete Com Alcance de Três Mil Metros 
 
Lançamento será realizada no campeonato Latin American Space Challenge entre os dias 5 e 7 de agosto em Tatuí, interior de SP 
 
Por Alex Gonçalves, do R7*
23/07/2022 - 02h00
 
Foto: Divulgação
Equipe Rocket Design prepara o lançamento do foguete Montenegro 1.
 
A equipe Rocket Design do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) se prepara para o lançamento do foguete Montenegro 1, que será realizada no campeonato Latin American Space Challenge entre os dias 5 e 7 de agosto em Tatuí, interior de São Paulo.
 
A expectativa dos estudantes, nesta edição do evento, é que o modelo atinja a altura de três mil metros durante o lançamento. Para o aluno e presidente da equipe, João Aguiar, 20 anos, a oportunidade de criação de cada projeto possibilita novos estudos e avanços para o setor aeroespacial brasileiro. “Até 2026, nossa meta é ultrapassar a linha de 100 mil metros e chegar ao espaço”, afirma João.
 
Cerca de 40 participantes, formados por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de engenharia, integram a equipe criada em 2011, que tem como principal objetivo formar profissionais de alto impacto e CEOs do mercado aeroespacial.
 
“Quando mais novo fui pesquisando qual o melhor lugar do país para se cursar engenharia e cheguei no ITA. Estudei muito para conseguir entrar”, lembra. Fã de Star Trek (Jornada nas Estrelas) e Star Wars (Guerra nas Estrelas), o estudante sempre sonhou em atuar no setor aeroespacial. “Fui crescendo e me apaixonando mais pela área. O pontapé foi nas participações em olimpíadas de astronomia”, diz.
 
Durante a pandemia, o estudante lembra das dificuldades enfrentadas por ele e pela equipe. “No período com as aulas virtuais sentíamos dificuldades para assimilar o conteúdo passado. Foi uma fase que também tive de me esforçar muito e me dedicar para melhorar o aproveitamento e o rendimento.”
 
Todos os anos, a equipe projeta, constrói e lança foguetes para competições internacionais. “A cada projeto buscamos novas formas de aprimorar o foguete, seja por meio de pesquisa ou desenvolvimento de novas tecnologias. O objetivo é melhorar ainda mais o nosso desempenho nas competições e avançar o setor aeroespacial brasileiro”, explica Aguiar.
 
O time conta com o patrocínio financeiro da marca Pravaler. “É um projeto que necessita de um desenvolvimento e investimento maior para a realização e pretende incentivar a inovação no setor aeroespacial e a formação de profissionais qualificados com potencial relevante ao país.”, comenta, Beto Dantas, gerente de operações da organização. 
 
Serviço: 
 
Latin American Space Challenge.
Local: Cabo Canavial, Tatuí (SP).
Ingressos pela internet.

Comentários