NASA Anunciou Ter Selecionado 'Três Datas' Para Lançamento da Missão Artemis I

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada hoje (20/07) no site “Canaltech”, destacando que a NASA anunciou ter selecionado três datas para o lançamento da Missão Artemis I.
 
Pois é amigos, a expectativa de todo comunidade espacial é grande em torno do sucesso dessa missão. Vamos continuar torcendo amigos.
 
Avante Artemis I
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
NASA Seleciona Três Datas Para Lançamento da Artemis I
 
Por Rafael Rigues 
20 de Julho de 2022 às 15h05 
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

A NASA anunciou nesta quarta-feira (20) três possíveis datas para o lançamento da primeira missão do programa Artemis, que visa colocar novamente seres humanos na superfície da Lua.
 
Elas são 29 de agosto, 2 de setembro e 5 de setembro. Porém, a decisão final depende de reparos e ajustes no Space Launch System (SLS), o imenso foguete que impulsionará a cápsula Orion em uma viagem não tripulada de mais de um mês ao redor da Lua e de volta ao nosso planeta.
 
Segundo Jim Free, administrador adjunto da NASA para sistemas de exploração, estas datas não estão escritas em pedra, mas "são aquelas rumo às quais a equipe está trabalhando, e para as quais tem um plano".
 
"Mas temos muito trabalho com coisas que ainda temos a fazer, e com as quais provavelmente iremos aprender, incluindo 'close-outs'", disse, se referindo às aprovações de sistemas-chave necessários para o lançamento, voo até a Lua e retorno para uma amerissagem (pouso no Mar) na Terra.
 
(Imagem: NASA)
Foguete SLS durante teste de lançamento realizado em junho de 2022.
 
As três datas representam, cada uma, uma diferente janela de lançamento e duração da missão. Um lançamento em 29 de agosto tem uma janela de duas horas, começando às 10h33 (horário de Brasília) e a cápsula Orion retornaria à Terra 42 dias depois do lançamento, em 10 de outubro.
 
Em 2 de setembro a janela tem duas horas e começa às 14h48 (horário de Brasília), com retorno da Orion 39 dias depois do lançamento, em 11 de outubro. Por fim, um lançamento em 5 de setembro tem uma janela de 1 hora e meia, começando às 19h12, com retorno 42 dias depois, em 17 de outubro.
 
A longa duração da missão dá à NASA amplo tempo para avaliar todos os sistemas da Orion em voo. Uma missão tripulada com o mesmo trajeto, como a Artemis II, programada para 2024, teria duração de apenas 10 dias.
 
A primeira missão tripulada a pousar na Lua será a Artemis III, com lançamento estimado para 2025. Entretanto, documentos internos da NASA divulgados recentemente, bem como atrasos no desenvolvimento de componentes críticos como trajes espaciais, indicam que essa data pode mudar.

Comentários