Cometa PANSTARRS Foi Registrado em Foto Enquanto Se Aproxima da Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma notícia postada ontem (11/07) no site ‘Olhar Digital’, destacando que o ‘Cometa PANSTARRS’ foi registrado em foto enquanto se aproxima da Terra. 
 
Olha aí amigos, para aqueles que gostam de Astronomia, esse será um prato cheio durante esta semana. Fiquem atentos! 
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Espaço
 
Cometa PANSTARRS é Registrado em Foto Perto de Aproximação da Terra
 
Por Rafael Arbulu
11/07/2022 - 11h39
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

O cometa C/2017 K2 – popularmente conhecido como “Cometa PANSTARRS” – só estará no ponto mais próximo da Terra a partir de quinta-feira (14), mas ele já expele uma nuvem tão brilhante e densa que algumas câmeras com equipamento de longa exposição já estão capturando-o em fotos. 
 
A imagem abaixo, por exemplo, foi capturada por John Chumack, astrônomo a serviço do portal Galactic Images, que deu até algumas orientações sobre o que procurar caso você queira ver o cometa PANSTARRS por conta própria daqui três dias: “procure por uma coma cometária de mais ou menos seis polegadas”. 
 
(Imagem: John Chumack/Galactic Images/Reprodução)
O cometa PANSTARRS, cuja aproximação da Terra será maior no dia 14, já pode ser registrado por câmeras especialmente equipadas.
 
Para os não iniciados na observação astronômica, uma “coma cometária” é, basicamente, a nuvem de gás e poeira cósmica que um cometa expele. É o efeito de “cauda” dele, algo que ocorre à medida em que o cometa – normalmente, um corpo extremamente congelado – se aproxima do Sol ou de alguma outra estrela: o calor do astro o esquenta, a ponto de sublimar as partículas de sua cauda, dando o aspecto de “gás”. 
 
Segundo o relato feito por Chumack, o registro acima foi feito com um refletor de seis polegadas e um telescópio Schmidt-Cassegrain de oito polegadas, em modo de longa exposição. Na ocasião, o cometa PANSTARRS estava no equador celestial do céu, dentro da constelação de Ofiúco (Ophiuchius), a quase 82 anos-luz de nossa posição. 
 
O cometa deve ter em torno de 160 quilômetros (km) de diâmetro, com uma cauda de prováveis 800 km. Originalmente, ele foi descoberto em 2017, e foi determinado que seu ponto de origem de trajeto é a Nuvem de Oort – amplamente conhecida como a “divisa” entre o nosso sistema solar e o espaço externo a ele. 
 
Não é a primeira vez que ele é registrado este mês, aliás: no dia 1º de julho, o astrônomo amador espanhol José Joaquín Chambó havia registrado o cometa PANSTARRS, usando uma lente telescópica de capacidade grande angular. Na ocasião, a foto ganhou o destaque como “Imagem do Dia” no site oficial da agência espacial norte-americana (NASA).

Comentários