Observatório Brasileiro 'SONEAR' Descobriu Mais Um Asteroide Próximo à Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada dia (21/07) no site ‘Olhar Digital’, destacando que o Observatório brasileiro SONEAR, localizado em Oliveira-MG, descobriu na última quarta-feira (20) um asteroide que havia passado a cerca de 755 mil km da Terra.
 
Pois é amigos leitores, é admirável o trabalho que vem sendo realizado por esse observatório amador mantido pelos astrônomos Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros e desde já o BS parabeniza esses trio, vocês são GENTE QUE FAZ.
 
Brazilian Space 
 
COLUNISTAS
 
Observatório Brasileiro Descobre Mais Um Asteroide Próximo à Terra
 
Por Marcelo Zurita
Editado por André Lucena
21/07/2022 19h25
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

O Observatório SONEAR, de Oliveira, MG, descobriu na última quarta-feira (20) um asteroide que havia passado a cerca de 755 mil km da Terra no dia anterior, 19 de julho. O asteroide, chamado provisoriamente de 2022 OD, foi classificado como NEO, sigla em inglês para Objeto Próximo à Terra, mas não oferece risco ao nosso planeta, ao menos por enquanto. 
 
O 2022 OD é o 38º NEO descoberto pelo SONEAR e, de acordo com sua órbita, ele pode ser classificado como “Apollo”. Os NEOs do tipo Apollo recebem este nome pois suas órbitas são similares à do asteroide (1862) Apollo, que em sua trajetória ao redor do Sol, cruzam a órbita da Terra. Em sua maior aproximação, o 2022 OD passa a apenas 556 mil km da órbita terrestre, o que é muito próximo, mas uma distância mais do que segura. 
 
Reprodução: ssd.jpl.nasa.gov. 
Asteroide 2022 OD.

O tamanho do asteroide, estimado em função do brilho com que foi detectado, é algo entre 22 e 50 metros. Grande o suficiente para causar algum estrago caso atingisse nosso planeta, mas não tanto para ser considerado um asteroide potencialmente perigoso (PHA). 
 
O SONEAR, que realizou as primeiras observações do 2022 OD é um observatório amador mantido com investimentos dos astrônomos Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros, sócios e operadores do observatório. Este ano, o SONEAR foi contemplado com o prêmio Prêmio Shoemaker NEO 2021 em reconhecimento aos seus esforços para encontrar, rastrear e caracterizar asteroides próximos à Terra.

Comentários