Missão Gaia da ESA Encontrou Dois "Júpiteres Quentes" Pela Primeira Vez

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (15/07) no site “Canaltech”, destacando que uma equipe de cientistas da Universidade Tel Aviv (Israel) se utilizando da sonda da ‘Missão Gaia’ da Agência Espacial Europeia (ESA) identificou dois exoplanetas "Júpiteres Quentes" em um canto remoto da Via Láctea, comprovando assim surpreendentemente para Comunidade Espacial que esta ‘Missão Caçadora de Estrelas’ também pode procurar planetas. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Missão Gaia Encontra Dois "Júpiteres Quentes" Pela Primeira Vez
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
15 de Julho de 2022 às 15h15 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ESA

Uma equipe de cientistas da Universidade Tel Aviv, em Israel, ficou surpresa ao descobrir que o satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia, também pode procurar planetas: pela primeira vez, a missão “caçadora de estrelas” identificou dois exoplanetas com o tamanho de Júpiter em um canto remoto da Via Láctea. A descoberta foi confirmada com o Large Binocular Telescope, e mostra que a nave também tem potencial para procurar outros mundos.
 
Em sua missão, a Gaia estuda o céu enquanto gira em seu próprio eixo, rastreando a localização de bilhões de estrelas em nossa galáxia. Enquanto isso, ela mede o brilho delas, que pode revelar informações significativas sobre as características físicas de objetos ao redor das estrelas — e foi isso que permitiu a descoberta: mudanças registradas no brilho de duas estrelas distantes denunciaram a presença de planetas.
 
(Imagem: Reprodução/Kevin Gill)
Os exoplanetas encontrados são os chamados "Júpiteres quentes", exoplanetas gigantes gasosos bem próximos de suas estrelas.
 
Com um algoritmo de inteligência artificial, os pesquisadores examinaram o arquivo de dados da Gaia em busca de reduções no brilho estelar, que ocorrem quando algum planeta oculta temporariamente sua estrela. “As medidas que conseguimos com o telescópio confirmam que estes eram dois planetas gigantes, com tamanho parecido com o de Júpiter no Sistema Solar”, disse Prof. Shay Zucker, coautor do estudo.
 
Chamados “Gaia-1b” e “Gaia-2b”, os dois exoplanetas gigantes gasosos não podem abrigar vida como conhecemos; afinal, eles estão tão próximos de suas estrelas que a temperatura por lá chega facilmente a 1.000 ºC; eles levam apenas quatro dias para orbitá-las, de modo que cada ano na Terra equivale a 90 anos neles. Os pesquisadores sugerem que o satélite Gaia poderá trabalhar junto de outros observatórios para, assim, conseguir mais informações sobre estes mundos.
 
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

Comentários