Satélite SPORT Foi Finalmente Embarcado Para os EUA

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma nota postada hoje (13/07), no site do ‘Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)’, informando que o Satélite SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task) que estava em desenvolvimento neste instituto da FAB, foi no ultimo dia 04/07 finalmente embarcado em avião com destino a Houston, nos Estados Unidos. 
 
Pois é amigos, esse foi sem duvida o projeto espacial mais desafiador realizado pelo Centro Espacial ITA (CEI), e agora com a sua conclusão, os pesquisadores deste inovador Centro Espacial da FAB se qualificam para projetos ainda mais desafiadores no espaço, ficando apenas na dependência de que seus superiores militares sejam tão visionários e dinâmicos quanto são os seus subordinados cientistas. Afinal amigos leitores, a corrida espacial é uma realidade em todo mundo, inclusive na área de defesa, portanto o Brasil precisa acordar para o que está acontecendo. 
 
Avante SPORT 
 
Brazilian Space 
 
ESPAÇO 
 
Satélite Desenvolvido no ITA é Enviado à NASA
 
Nanossatélite foi aprovado em revisão que autoriza o seu envio para lançamento espacial
 
Edição: DCS-ITA 
Revisão: ACS-DCTA 
Publicado em 13/07/2022 – 10h20min 
Fonte: ITA - http://www.ita.br
 
Foto: ITA 
 
No dia 01 de julho, no Laboratório de Integração (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), o satélite SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task) foi aprovado pela NASA e pela AEB, na Revisão de Pré-embarque, necessária para a liberação e o envio a Houston (Texas), onde aguardará embarque para base de Walloups (Virgínia) e lançamento com destino à Estação Espacial Internacional (ISS - International Space Station). Da ISS, o satélite será posteriormente lançado para sua posição de observação no espaço. 
 
O satélite SPORT, desenvolvido pelo ITA, NASA, INPE e universidades americanas é um CubeSat 6U para pesquisas científicas na ionosfera. 
 
Cubsats são satélites miniaturizados formados por unidades de cubos com 10 cm de lado, sendo cada unidade com o valor de 1U. Alguns destes nanossatélites, como o SPORT, estão na vanguarda do conhecimento, sendo capazes de realizar certas funções que grandes satélites realizam, porém a um custo bem mais baixo, o que os torna bastante atrativos para a aplicação em pesquisa espacial. 
 
O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Ten Brig Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, estiveram presentes no LIT para observarem in loco a preparação para embarque do cubesat brasileiro, acompanhados do Gerente do Projeto, Professor Doutor Luís Loures, sendo recebidos pelo Diretor do INPE, Clezio Marcos de Nardin, e pelo Coordenador-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais, Geilson Loureiro. 
 
“Após quatro anos de trabalho árduo, chegamos a uma etapa importante, que é o envio do nosso satélite para os Estados Unidos, de onde ele será lançado para o espaço. Esse trabalho propiciou um grande desenvolvimento para a Engenharia Espacial do ITA e essa conquista nos deixa muito felizes e certos de que estamos cumprindo nosso papel de qualificar profissionais para atuarem na indústria aeroespacial brasileira”, afirmou o Professor Loures. 
 
O Reitor do ITA declarou ser “uma grande expectativa. Esta etapa desfecha um trabalho de desenvolvimento tecnológico de alta complexidade e inicia uma outra que é a colocação em órbita do nosso satélite. Agora é aguardar o lançamento e esperar por um perfeito funcionamento do SPORT. Aproveito para agradecer à FAPESP, principal financiadora da parte nacional do projeto, pelo apoio às nossas atividades de pesquisa”. 
 
O embarque ocorreu na última segunda-feira (04), em avião com destino a Houston, nos Estados Unidos. 
 
O SPORT tem a missão de monitorar a ionosfera (camada superior da atmosfera), coletando dados para o estudo dos efeitos das tempestades solares, que ocasionam perturbações em atividades da sociedade atual, tais como a interrupção do sinal GPS, o black-out de comunicações, interrupção na transmissão de energia e muitos outros. 
 
“O Projeto SPORT é resultado do trabalho integrado dos alunos do Centro Espacial ITA junto aos técnicos do INPE e a pesquisadores da NASA e de universidades norte-americanas em coordenação com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Essa sinergia é fundamental para quem quer estar na fronteira do conhecimento, como resultado ganha o Brasil, ganha o nosso Programa Espacial”, ressaltou o Diretor-Geral do DCTA. 
 
Clique aqui, para assistir ao vídeo do empacotamento do satélite SPORT.

Comentários

Postar um comentário