Engenheiros da NASA Conseguiram Restabelecer Contato Com Satélite CAPSTONE

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (07/07) no site “CNN Brasil”, destacando que os engenheiros da  NASA conseguiram restabelecer contato com o Satélite CAPSTONE.
 
Pois então, já havíamos informado essa boa notícia ontem a noite durante a realização da nossa coluna semanal, Espaço Semanal (veja aqui), mas não podíamos deixar de registrar aqui no Blog essa informação, especialmente uma matéria como essa embasada da CNN Brasil. 
 
Brazilian Space 
 
Tecnologia
 
NASA Restabelece Contato Com Satélite Que Saiu da Órbita da Terra
 
Capstone deixou a órbita da Terra na segunda-feira; na terça, perdeu a conexão com os engenheiros da agência
 
Por Megan Marples da CNN
07/07/2022 às 19:27
 
Fonte: Daniel Rutte/NASA
Saída do satélite da órbita da Terra marca um marco importante em sua viagem planejada de quatro meses para a Lua.
 
A NASA conseguiu entrar em contato, na quarta-feira (6), com um de seus satélites que parou de se comunicar após sair da órbita da Terra e seguir caminho até a Lua.
 
Os engenheiros conseguiram restabelecer conexão com o minúsculo CubeSat na quarta, depois que ele interrompeu a comunicação com a Deep Space Network (DSN) na terça-feira (5).
 
O DSN é a rede de antenas de rádio da NASA que dá suporte para as missões de naves espaciais interplanetárias, bem como algumas em órbita da Terra.
 
O CubeSat é o “Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment”, Experimento de Operações e Navegação da Tecnologia do Sistema de Posicionamento Autônomo Cislunar em português, também conhecido pela sigla Capstone.
 
O satélite deixou a órbita da Terra na segunda-feira (4), marcando um marco importante em sua viagem planejada de quatro meses para a Lua.
 
As dificuldades de conexão forçaram a equipe da missão a atrasar a primeira manobra de correção de trajetória do satélite, originalmente programada para 5 de julho, relatou a NASA.
 
A modificação faz parte de uma série de transformações planejadas para aumentar a precisão da transferência de órbita da Terra para a Lua.
 
Depois que o Capstone deixou a órbita da Terra com sucesso, ele começou a carregar sua bateria a bordo usando painéis solares, de acordo com uma atualização da NASA.
 
O CubeSat está aguardando a correção da trajetória e permanece no curso geral pretendido para sua transferência lunar balística. 
 
Deixando a Órbita da Terra 
 
O satélite dependerá de sua própria propulsão e da gravidade do Sol pelo restante de sua viagem. A gravidade permitirá que o CubeSat use significativamente menos combustível para chegar ao seu destino.
 
A missão foi lançada a bordo do foguete Electron da Rocket Lab do Rocket Lab Launch Complex 1 na Península Mahia, na Nova Zelândia, em 28 de junho.
 
O objetivo do CubeSats é entrar em uma órbita alongada, que é uma órbita de halo quase retilínea, ao redor da Lua por pelo menos seis meses para fins de pesquisa.
 
A órbita do satélite levará a espaçonave a 1.609,3 quilômetros de um polo lunar em sua passagem mais próxima e a 70.006,5 quilômetros do outro polo a cada sete dias.
 
A equipe da missão espera que o satélite possa manter sua trajetória, o que pode permitir que a agência lance e coloque um posto lunar chamado Gateway.
 
O posto avançado desempenharia um papel crucial no programa Artemis da NASA, fornecendo um caminho eficiente da Lua e para a Lua às futuras naves espaciais
 
Além disso, o pequeno satélite também testará suas habilidades de comunicação. A órbita oferece uma visão da Terra enquanto fornece cobertura para o polo sul lunar, que é o ponto de pouso programado para os astronautas da Artemis em 2025.
 
O CubeSat também se comunicará com o Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA, uma espaçonave que circula a Lua há 13 anos. Ele atuará como um ponto de referência para o satélite e permitirá que os cientistas meçam a distância entre o CubeSat e o LRO, bem como onde o Capstone está no céu.
 
Os entusiastas do espaço podem acompanhar a jornada do satélite usando o Eyes on the Solar System da NASA.

Comentários