Espantoso Meteoro Clareou o Céu da Capital Chilena na Ultima Sexta-Feira (08/04)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma notícia postada ontem (09/07) no site ‘Olhar Digital’, destacando que as 5h45 (horário de Brasília) da última sexta-feira (08/07), um meteoro riscou o céu abrindo um imenso clarão sobre a capital chilena.
 
Pois é amigos, olha aí, pode parecer até insistência descabida, mas natureza está avisando e agora foi sobre uma das maiores cidades da América do Sul. Uma hora a casa cai. 
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Espaço
 
Meteoro Acende Clarão nos Céus de Santiago do Chile; Assista
 
Por Lucas Berredo
09/07/2022 - 00h18
Fonte: Com informações do UOL 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
 
Um meteoro riscou o céu e abriu um imenso clarão na cidade de Santiago, no Chile, por volta das 5h45 (horário de Brasília) na sexta-feira (8). Segundo autoridades locais, o meteoro se desintegrou em várias partes antes de desaparecer na região da Cordilheira dos Andes. 
 
Câmeras da Ledrium, uma empresa de telecomunicações chilena, registraram o fenômeno — popularmente chamado de “estrela cadente”. De acordo com a imprensa internacional, os habitantes da cidade relataram ter escutado o som do meteoro cruzando a atmosfera como se fosse o de uma rajada de trovão. 
 


Em entrevista ao site MSN, o astrônomo Juan Carlos Beamin, da Fundação Chilena de Astronomia, explicou que o meteoro que cruzou Santiago — e também foi visto em alguns pontos na Argentina — se chama “T12.cl”. 
 
“O espaço está cheio dessas pedrinhas. Em geral, estamos falando de alguns granitos, ou seja, são bem pequenos e estão lá, alguns desde a formação do Sistema Solar, outros são restos de cometas ou asteroides que se desprenderam”, acrescenta. 
 
Segundo o cientista, o clarão acendeu porque, ao entrar na atmosfera, mesmo “uma pedra, ou uma pequena rocha, devido ao atrito com o ar, queima e brilha”. “Estamos falando de velocidades de 10 mil km/h”, pontua Beamín. 
 
 
A Fundação Chilena de Astronomia também esclareceu que o perigo dos elementos é mínimo, exceto quando as dimensões excedem as de uma bola de futebol. 
 
“Se conseguir sobreviver à atmosfera da Terra e atingir o solo e a superfície, já pode ser produzida uma cratera”, explica o astrônomo Sandro Villanova, do departamento de astronomia da Universidade de Concepción. “Neste caso, seria chamado de meteorito.”

Comentários