‘Bola de Fogo’ Sacode Casas na Nova Zelândia em Plena Luz do Dia

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (07/07) no site “Canaltech”, destacando que uma ‘Bola de Fogo’ sacudiu casas na Nova Zelândia em plena luz do dia. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
‘Bola de Fogo’ em Plena Luz do Dia Sacode Casas na Nova Zelândia
 
Por Wyllian Torres 
Editado por Rafael Rigues 
07 de Julho de 2022 às 12h15 
Fonte: The Guardian 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Captura de Tela/Twitter/@1NewsNZ

Moradores da Ilha Norte, na Nova Zelândia, foram surpreendidos por uma “bola de fogo” cruzando o céu em pleno dia nesta quinta-feira (7). Segundo relatos das testemunhas locais, além do intenso brilho, o fenômeno também produziu um forte estrondo.
 
O fenômeno foi observado no início da tarde desta quinta (horário local), e segundo os cientistas provavelmente se trata de um meteoro. Embora tenha riscado o céu em poucos segundos, ele deixou um rastro de fumaça e, ao explodir, tremeu as janelas das casas.
 


Os sismólogos da Geonet registraram a suposta onda sonora produzida pela bola de fogo, enquanto os cientistas da Metservice acreditam ter registrado o objeto em si — ou o rastro deixado por ele — em seu radar. Muitas pessoas confundiram o forte estrondo com um terremoto.
 
O cientista espacial Duncan Steel explicou que o objeto possivelmente era um pedaço de rocha espacial. Quando rochas grandes (do tamanho de uma bola de rugby ou maior) atravessam a atmosfera a 30 km/s, elas queimam com um brilho intenso que pode ser observado mesmo durante o dia.
 

Algumas testemunhas também relataram ouvir estalos enquanto a bola cruzava o céu e que seus cabelos ficaram de pé. Allan Gilmore, do Observatório de Monte John, disse que os meteoros são acompanhados de carga elétrica que pode resultar em mais este efeito.
 
O diretor do Museu Otago, Ian Griffin, pede que o público que compartilhe fotos e vídeos do fenômeno. A partir destes registros, é possível estimar, por exemplo, o local da queda — se é que sobrou algo doa rocha.

Comentários