'Motor-Foguete Helix' Desenvolvido Por Startup Alemã Passou em Seu Primeiro Teste

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada hoje (20/07) no site “Canaltech”, destacando que a startup alemã ‘Rocket Factory Augsburg (RFA)’ informou ter conduzido os primeiros testes com o ‘Motor-Foguete Helix’ desenvolvido pela empresa.
 
Pois é amigos, veja vocês o potencial de uma startup que diferentemente das nossas, atua em um universo propicio para o desenvolvimento científico e tecnológico.
 
Enquanto isso, na República das Bananas, nessa mesma área de foguetes e tecnologias associadas, startups brasileiras como a ‘Acrux’, ‘Pion Labs e ‘Edge of Space’ conseguem sobreviver sem apoio governamental desenvolvendo tecnologias com poucos recursos, e ainda tendo de enfrentar sacanagens dirigidas como a ultima protagonizada pela FINEP. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Motor de Foguete desenvolvido por Startup alemã Passa em Seu Primeiro Teste 
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
20 de Julho de 2022 às 18h15 
Fonte: RFA; Via: Space.com 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Rocket Factory Augsburg via Twitter

A startup alemã Rocket Factory Augsburg (RFA) conduziu os primeiros testes com seu motor de combustão Helix, dando um passo importante para o desenvolvimento de seu foguete RFA One. Realizado em Kiruna, cidade no nordeste da Suécia, o procedimento incluiu a ignição do motor por um total de 74 segundos, finalizando a primeira campanha de testes da configuração de voo com sucesso.
 
O teste representa um grande avanço para um eventual lançamento do veículo RFA One. “Estamos verdadeiramente animados por nosso projeto se mostrar tão confiável e com tanta performance”, comemorou Stefan Brieschenk, diretor de operações da empresa. “Acabamos de dar um grande passo em direção ao nosso primeiro lançamento ao finalizar essa primeira campanha de qualificação do Helix”, disse.
 


O RFA One está sendo desenvolvido para lançar cargas de até 1.600 kg a uma órbita parecida com a da Estação Espacial Internacional, que viaja ao redor da Terra a uma altitude de aproximadamente 400 km. Mas, antes disso, a RFA ainda planeja realizar um teste de sistemas integrado no fim do ano, com um motor Helix e um estágio superior qualificado para voar.
 
Neste novo teste, o motor deverá ser acionado pelo tempo completo de um voo do estágio superior. “Com base nisso, esperamos realizar um lançamento entre a metade e o fim de 2023”, disse um representante da empresa. Segundo Brieschenk, o teste deste mês trouxe dados suficientes para este futuro procedimento.
 
Fundada em 2018, a RFA se tornou em 2021 a primeira empresa da União Europeia a desenvolver e testar um motor de combustão em estágios, durante um teste de ignição de oito segundos. Essa tecnologia se destaca das demais por oferecer mais eficiência e performance quando comparada aos motores convencionais dos foguetes, e evita que o combustível que não foi queimado seja liberado no ambiente.

Comentários