Segundo a AEB, o Desenvolvimento do Cubesat ALDEBARAN-I Pela UFMA, Tem Provocado Impactos Sociais no Maranhão

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicada ontem (26/07) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, com novas informações do Cubesat ALDEBARAN-1 que está sendo desenvolvido por uma equipe de alunos e professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e que tem previsão de lançamento ainda este ano.
 
Pois então amigos leitores, as informações que eu tenho sobre essa equipe de alunos e professores da UFMA que estão envolvidos como esse projeto são as melhores possíveis, e isto não me surpreende, pois a primeira vez que tive contato com jovens maranhenses envolvidos com atividades espaciais ocorreu em abril de 2016, durante a realização do ‘III Festival de Minifoguetes de Curitiba’ (denominação na época do atual Festival Brasileiro de Minifoguetes), quando então tive o prazer de conhecer a pioneira equipe ‘Carcará Rocket Design’ (veja a foto abaixo) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que enviou na época três jovens que me surpreenderam muito pela sua paixão, compromisso e dedicação, há começar pela grande maratona que tiveram de enfrentar viajando naquela época de ônibus por vários dias para chegar em Curitiba.

A pioneira equipe 'Carcara Rocket Design' da UEMA - Cutiriba-PR, Abril de 2016.

Assim sendo amigos, o BS parabeniza ao Prof. Carlos Brito e a toda sua equipe por esta iniciativa e ficaremos na torcida pelo seu sucesso.
 
Avante ALDEBARAN I
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS - NOTÍCIAS 
 
Desenvolvimento do Cubesat Aldebaran-I Provoca Impactos Sociais no Maranhão 
 
Testes em campo têm despertado interesse de maneira positiva da comunidade local
 
Por Coordenação de Comunicação Social - CCS 
Publicado em 26/07/2022 - 14h12
Atualizado em 26/07/2022 - 14h47
 

A missão Aldebaran-I, uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), possibilitou que alunos e professores do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA desenvolvessem um dos primeiros nanossatélites de propriedade brasileira. A previsão é de que o equipamento, da categoria CubeSats seja lançado ao espaço ainda este ano.
 
Os testes são realizados nas cidades de Raposa e Alcântara, no Maranhão. Dentre os objetivos do nanossatélite estão a capacitação de estudantes e a prestação de serviços para a sociedade.
 
Por meio do artefato, os estudantes da UFMA conseguem correlacionar o conhecimento teórico da sala de aula com a prática de construção de subsistemas similares ao do CubeSat, testes de telemetria em campo com balões de sondagem e comunicação com embarcações.
 
Os alunos utilizam essa aprendizagem para desenvolver seus respectivos trabalhos de conclusão de curso, de iniciação científica e de produção de artigos para congressos científicos nacionais e internacionais. O projeto também contribui para a capacitação de professores, cada vez mais preparados para orientar os estudantes e atuarem em projetos relacionados com missões espaciais e que empregam nanossatélites.
 
De acordo com o professor Carlos Brito, coordenador do projeto pela UFMA, a democratização da cultura do espaço também é um ponto importante a ser observado. “Por meio do Aldebaran-I aumentam as possibilidades de acesso a informações inerentes ao setor espacial e da participação da sociedade nas atividades do Espaçoporto de Alcântara, relativas ao New Space”, explica.
 
A transversalidade do tema aumenta também a capacidade de gerar mais conhecimento quando é proposto, por exemplo, uso do satélite para outras aplicações, tal como internet das coisas (IoT) no campo. Isso possibilita que alunos e professores de outros cursos também possam participar da missão.
 
Além do financiamento do projeto e da consultoria científica oferecida pela AEB, são decorrentes do projeto outros modelos de colaboração, como os firmados com a Fundação Sousândrade (FSADU), o Espaçoporto de Alcântara, o SpaceLab da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), startups com atividades programadas junto ao Espaçoporto (C6 Launch e Innospace) e parceria com grupo de pesquisa em geoprocessamento para agricultura de precisão (LAGES-UFMA, Campus Chapadinha). 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários