'Espaçonave Tianwen-1' da China Faz Foto Incrivelmente Detalhada da Lua 'Phobos' do Planeta Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada hoje (25/07) no site “Canaltech”, destacando que a ‘Espaçonave Chinesa Tianwen-1’ tirou uma foto incrivelmente detalhada da lua ‘Phobos’ do Planeta Marte.
 
Pois é amigos leitores, gostem ou não, mais um gol espetacular do Programa Espacial Chinês. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Espaçonave Chinesa Faz Foto Incrivelmente Detalhada de Phobos, Lua de Marte
 
Por Rafael Rigues 
25 de Julho de 2022 às 15h31 
Fonte: CGTN 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 

A espaçonave chinesa Tianwen-1, que levou o rover Zhurong a Marte e atualmente orbita o planeta vermelho, aproveitou uma oportunidade no último sábado (23) para fazer uma imagem incrivelmente detalhada de Phobos, uma das duas luas de Marte.
 
Phobos tem uma forma irregular, "como uma batata", e apenas 11 km de diâmetro. Acredita-se que ela seja um asteroide que foi capturado pela gravidade marciana, ou então uma "pilha de entulho" que se acumulou ao redor do planeta. Ela orbita o planeta em uma trajetória quase circular, a 6.000 km da superfície. Marte também tem uma segunda lua, chamada Deimos, que tem 6,2 km de diâmetro e não aparece na imagem.
 
Imagem: CNSA
Phobos, a maior lua de Marte, vista pela espaçonave chinesa Tianwen-1.
 
A imagem feita pela Tianwen é detalhada o bastante para mostrar estrias na superfície de Phobos, que os astrônomos acreditam terem sido criadas por impactos no passado, e crateras como a Öpik, com 2 km de diâmetro, batizada em homenagem ao astrônomo estoniano Ernst Öpik.
 
Lançada há dois anos, a Tianwen-1 completou em junho a tarefa de fotografar toda a superfície de Marte. Enquanto isso o rover Zhurong foi colocado em hibernação para sobreviver ao inverno Marciano, período em que tempestades de poeira cobrem grande parte do planeta e prejudicam a geração de energia por seus painéis solares. O robô deve voltar à operação em dezembro deste ano.

Comentários