China Já Estar Se Preparando Para Lançar o 'Segundo Módulo' de Sua 'Estação Espacial Tiangong-3'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (14/07) no site “Canaltech”, destacando que a China já está se preparando para lançar ao espaço segundo módulo de sua “Estação Espacial”. 
 
Pois é amigos, tudo que estamos vendo ocorrer agora com a China, foi previsto pelos especialistas da saudosa ‘Revista Space World’, editada que era pelo atualmente extinto, e tão saudoso quanto, ‘Nacional Space Institute (NSI)’ dos EUA, ao qual eu tive a oportunidade de ser membro em meados dos anos 80. 
 
O engraçado era que na época o PEB era também tema de algumas notícias da revista, e os mesmos especialistas que acertaram em cheio sobre o futuro das atividades espaciais na China, infelizmente erraram estrondosamente em suas previsões quanto as atividades espaciais brasileiras (vivíamos na época a 'era de ouro' do projeto do Sonda IV), rsrsrsrsrs. Vamos dar um desconto, né? Afinal o Brasil é um caso de policia, rsrsrsrsrs. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
China Se Prepara Para Lançar Segundo Módulo de Sua Estação Espacial
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
14 de Julho de 2022 às 18h45 
Fonte: Via: SpaceNews 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: China Manned Space Engineering Office

A China está se preparando para o lançamento de Wentian, o segundo módulo de sua estação espacial. O novo componente deverá ser lançado às 3h20 da madrugada (horário de Brasília) do dia 24 de junho, a bordo de um foguete Long March 5B. Após o lançamento, o Wentian realizará manobras para se juntar ao módulo central Tianhe, que já passou por pequenos ajustes em órbita para receber o novo componente.
 
Com 17,9 m de extensão e diâmetro de 4,2 m, o Wentian é um novo módulo com instalações para a tripulação e uma câmara pressurizada, que se tornará o principal ponto de entrada e saída para atividades extraveiculares quando estiver ativo — hoje, este papel é realizado pelo módulo Tianhe
 
(Imagem: Reprodução/CMS)
O módulo Tianhe foi o primeiro lançado da nova estação espacial chinesa Tiangong-3.

O Wentian foi projetado com o objetivo principal de comportar experimentos científicos, mas ele também conta com sistemas reserva de suporte à vida e funções de controle do Tianhe. O novo módulo está equipado com um braço robótico de 5 m, que pode operar junto do braço de 10 m instalado no Tianhe.
 
As novas instalações vão permitir que a China passe pela sua primeira transição de tripulações, marcada pelo fim da estadia de uma turma de astronautas e o início da permanência de outra: no momento, o módulo Tianhe é ocupado pelo trio de taikonautas (o nome dado aos astronautas chineses) da missão Shenzhou-14, que chegaram à estação em junho; em dezembro, eles vão receber os tripulantes da Shenzhou-15, Neste período, a estação ficará com seis astronautas a bordo.
 
Preparado com painéis solares de 30 m de extensão que vão aumentar a energia disponível para a estação, o módulo Wentian irá servir como palco de cinco apresentações de ciência ao vivo, parecidas com aquelas conduzidas pelos tripulantes da missão Shenzhou-13. 
 
Depois, a China deverá lançar o módulo Mengtian em dezembro, outra instalação de experimentos que irá completar a estrutura da estação, em forma de T — mas vale lembrar que o país já sugeriu que pode expandir o complexo para torná-lo ainda maior, com seis módulos.

Comentários