VAYA SPACE Assina Contrato Com a Startup Brasileira 'ALL2SPACE' Para Lançamento de Satélites

Olá leitoras e leitores do BS!

por Rui Botelho
 
Segue abaixo do presente comentário uma notícia publicada em 17/07 no site de defesa “Caiafa Master”, do nosso parceiro e amigo Roberto Caiafa, informando que a Vaya Space anunciou ter assinado um contrato exclusivo com a empresa brasileira ‘All2Space’ para lançar a sua constelação de satélites.

Mesmo que essa notícia e sua repercussão nas redes sociais tenham causado um burburinho na comunidade espacial brasileira, com muitos leitores nos mandando mensagens perguntando sobre o ocorrido, demoramos um pouco mais para publicar algo sobre esse assunto, pois estávamos consultando diversas fontes e fazendo a nossa checagem, antes de trazer a dados mais precisos, tendo em vista que maneira como foi anunciado o acordo (em diversas mídias), faz-se ter a impressão mais imediatista que o veículo lançador e a constelação de satélites já estão prontos para o lançamento, o que não corresponde à realidade.

Como muitas novidades estão surgido e se desenvolvendo no setor espacial (até mesmo dentro do Brasil), voltamos a buscar informações atualizadas sobre a empresa Vaya, para verificar o andamento do seu projeto de veículo lançador, e também fomos atualizar as informações sobre a empresa brasileira All2Space, já que tínhamos conhecimento muito básico sobre a mesma.
 
A Vaya Space

É importante salientar que a Vaya Space possui uma patente de um combustível sólido impresso em impressora 3D, desenvolvido especialmente para o seu motor híbrido (STAR-3D, veja aqui), também patenteado, sobre o qual a empresa alega estar em TRL (Technology Readiness Level) 6, mas ainda não possuem um veículo lançador (Dauntless, veja aqui), o qual, pelo que apuramos, deve estar, no máximo, em TRL3, ainda que a empresa apregoe que será lançado em 2023.

Cabe ressalvar ainda que o "lançamento inaugural no início deste ano" foi de um foguete suborbital em escala (que, a principio, não saiu da atmosfera), cujo o único vídeo disponibilizado apresenta aproximadamente 20 segundos iniciais do lançamento (veja vídeo abaixo), sem detalhes técnicos do voo como tempo de duração total, apogeu, etc.
 
Lançamento do Foguete da Vaya (Fonte: Canal Caiafa Master n YouTube)

A All2Space

A All2Space é uma empresa brasileira de pesquisa e tecnologia espacial, criada em 2022, que está estruturando o seu negócio se dedicando a se consolidar como Broker (Agregador / Intermediador que prospecta interessados em lançar cargas úteis (cube e/ou picossatélites) ) para empresas provedoras de serviços de  acesso ao espaço, como no caso em questão, a Vaya (veja aqui).



Além de prospectar clientes para as empresas provedora de serviços de acesso ao espaço, a All2Space está desenvolvendo um POD de lançamento para picossatélites com o qual integrará até 5 dispositivos satelitais para lançamento.

Já em termos de desenvolvimento de satélites, a empresa vem se dedicando ao projeto de desenvolvimento de uma constelação de picossatélites, além de projetos especais de cubesats / picosats em parcerias com outras empresas / instituições, os quais, eventualmente, poderão ser lançados pela própria Vaya, assim que seu lançador esteja operacional.

Acreditamos que o Memorando de Entendimento assinado pela Vaya com a All2Space seja uma aposta da empresa brasileira no projeto e potencial custo competitivo do futuro lançador da Vaya operando de Alcântara, bem como  seja uma boa oportunidade para a Vaya se dedicar e focar no desenvolvimento do seu projeto e deixar a parte comercial nas mãos da All2Space.

Ao tempo que desejamos que ambas as empresas tenham sucesso ns seus empreendimentos e nessa parceria, buscamos trazer sempre as informações mais pormenorizadas para que o leitor do BS possa conhecer melhor e seja capaz de analisar, criteriosamente, as notícias divulgadas nas redes sociais.

--------------------------------------------------------------------------------------
 
AR - COBERTURA - DESTAQUE 
 
VAYA SPACE Assina Contrato Com ALL2SPACE Para Lançamento de Satélites
 
A Vaya, empresa que prove serviços de lançamento de satélites se unirá com o desenvolvedor e agregador CubeSat, a All2Space
 
Por Roberto Caiafa* 
17/07/2022 - 12:04 
Fonte: Site Caiafa Master - https://caiafamaster.com.br
 
Vaya Space, Inc. a empresa de foguetes com motor híbrido de vórtice e líder emergente em acesso espacial sustentável, anunciou hoje que a All2Space assinou um contrato exclusivo para lançar sua constelação de satélites com a Vaya Space .
 
A All2Space é desenvolvedora e agregadora de lançamentos de CubeSat com herança da Agência Espacial Brasileira e focada em operações na América Latina, com planos de desenvolver e gerenciar sua própria constelação. A assinatura do acordo entre a Vaya Space e a All2Space se concentrará inicialmente no mercado latino-americano, e este contrato aumentará ainda mais a inserção da Vaya na indústria espacial latino-americana.
 

A Vaya Space realizou com sucesso seu lançamento inaugural no início deste ano. A empresa também anunciou recentemente vários acordos com a NASA para compartilhar tecnologia e demonstrar o desempenho do motor líder do setor da empresa no Stennis Space Center e no Kennedy Space Center em Cabo Canaveral, Flórida. A Vaya está expandindo as operações comerciais na Flórida e no Brasil, alavancando sua posição de baixo custo e confiabilidade na indústria.
 
Além de fornecer serviços de lançamento para a All2Space, a Vaya trabalhará com a Ideia Space, afiliada da All2Space, para lançar um satélite construído por estudantes no Brasil como parte de sua educação específica para o setor. Com base no trabalho com a Michaelis Foundation for Global Education e várias universidades dos EUA, como o Projeto STEM-SAT1 da Athens State University, este contrato ampliará ainda mais o impacto de Vaya no apoio à educação STEM global.
 
“Espera-se que o setor de lançamento de satélites da indústria espacial cresça para mais de US$ 1 trilhão na próxima década. Representa uma oportunidade significativa para as empresas que podem atender a essa demanda, e acreditamos que temos a tecnologia diferenciada e a posição de baixo custo que permitirá à Vaya conquistar sua fatia justa de mercado.” disse o novo CEO da Vaya Space, Brent Willis. “Ser selecionado pela empresa brasileira de tecnologia All2Space para proteger sua cadeia de suprimentos para o lançamento em órbita terrestre baixa é uma prova do que a Vaya Space já alcançou, e esperamos que clientes adicionais de SmallSat tomem decisões semelhantes em um futuro próximo.” 
 

Sobre Vaya Space, Inc. 
 
A Vaya Space é uma empresa privada de foguetes híbridos de vórtice com sede na Costa Espacial da Flórida com operações subsidiárias no Brasil. A Vaya Space desenvolveu tecnologias inovadoras e patenteadas que transformam o acesso ao espaço. A Vaya foi criado em 2017 por Sid Gutierrez, ex-comandante do ônibus espacial e primeiro astronauta hispânico nascido nos EUA da NASA. As palavras finais do Comando de Lançamento para Sid na decolagem foram “Vaya con Dios” versus seu tradicional “Godspeed”, e logo após essa inspiração, a Vaya nasceu.
 
A Vaya é uma empresa orientada e com propósitos, focada em sustentabilidade e ambientalmente consciente, dedicada a fazer diferença para a humanidade. A Vaya Space compete no setor de lançamento de pequenos satélites estimado em US$ 1 trilhão. Os foguetes híbridos de vórtice exclusivos da Vaya utilizam o equivalente a 2 milhões de garrafas pet recicladas por lançamento e superam os custos e outros problemas associados aos foguetes bi-propulsores líquidos tradicionais transformando a segurança e acessibilidade da indústria. 
 
Informações adicionais podem ser encontradas em vayaspace.com 
 

* Roberto Caiafa
 
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011.
Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

Comentários