Escudo Solar do 'Telescópio Espacial James Webb' Deu um Grande 'Susto' aos Cientistas da Missão

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (18/07) no site “Canaltech”, destacando que o Telescópio Espacial James Webb deu um 'belo susto' nos cientistas da missão graças ao seu escudo solar. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Telescópio James Webb deu "Susto" em Cientistas; Entenda
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
18 de Julho de 2022 às 18h45 
Fonte: Yahoo 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA GSFC/CIL/Adriana Manrique Gutierrez/Flickr

O telescópio espacial James Webb deu um belo “susto” nos cientistas da missão graças ao seu escudo solar. Este componente é necessário para o funcionamento do observatório, já que o protege do intenso calor do Sol, e foi enviado ao espaço "enrolado". Ao se desenrolar, um interruptor deveria ser acionado e enviar um sinal para os engenheiros da NASA saberem que o escudo foi aberto corretamente. Contudo, a primeira camada foi desenrolada e o sinal nunca veio. 
 
Lançado em dezembro de 2021, o telescópio James Webb conta com um escudo solar do tamanho de uma quadra de tênis. O componente é formado por cinco camadas de Kapton (um tipo de filme plástico resistente a altas temperaturas), junto de alumínio e materiais de revestimento que refletem o calor do Sol de volta para o espaço.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
Os componentes do telescópio James Webb.
 
Como as câmeras e instrumentos do Webb precisam se manter frios, o escudo é um componente essencial — e delicado, já que para o telescópio se “abrir”, centenas de mecanismos precisavam funcionar perfeitamente. Carl Starr, gerente de operações da missão na NASA, disse que a equipe não viu os interruptores serem acionados, de modo que pararam as atividades. “O próximo passo foi enviar o comando para abrir o escudo novamente, e o fizemos, mas ainda não funcionou”, relembrou.
 
Assim, a equipe começou a imaginar o que poderia ter acontecido fora do planejado. “Talvez nem todos [os interruptores] foram ativados, ou talvez algo tenha ficado pendurado”, sugeriu ele na época. A situação era tão séria que o ambiente logo ficou quieto, enquanto os cientistas e engenheiros tentavam entender a situação.
 
No fim, os dados de telemetria dos engenheiros térmicos trouxeram a resposta, já que o telescópio estava esfriando como deveria se estivesse protegido pelo escudo. Eles disseram: “veja essas temperaturas, a única forma de alcançá-las é se não houver nada no caminho; portanto, deve ter desenrolado, só não acionou o interruptor”. Com a boa notícia, eles retomaram o trabalho, aliviados — e na expectativa das descobertas que estão por vir.

Comentários