Entenda o Novo Estudo da NASA Para Procurar OVNIs

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota postada ontem (19/07) no site ‘Olhar Digital’, visando explicar como será o novo estudo sobre os Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) a ser conduzido pela NASA.
 
Bom leitor, como eu já disse anteriormente, outras iniciativas como essa de instituições governamentais americanas, não exatamente a NASA, é verdade, foram realizadas desde o inicio da década de 50 do século passado, e ao final, todas acabaram inconclusivas, sendo a mais famosa dela, o ‘Projeto Blue Book’ da USAF, que produziu ao final um relatório tão discutível que o principal cientista e assessor científico em três estudos do projeto, o Dr. Josef Allen Hynek (no início um defensor confesso da não existência desses objetos), não concordando com analise final apresentada pela USAF em 1969, continuou por décadas se dedicando a investigação ufológica por sua conta própria, inclusive fundando em 1973 o ‘Center for UFO Studies (CUFOS)’, uma organização privada de caráter científico, voltada ao estudo do fenômeno OVNI. 
 
Diante disto amigos leitores, antes de comemorar uma mudança de atitude por parte do governo americano nesta questão, eu prefiro aguardar os acontecimentos, pois de fantasias e palhaçadas, basta a que temos de conviver diariamente aqui em nossa República das Bananas. 
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Espaço
 
Entenda o Novo Estudo da NASA Para Procurar OVNIs
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por André Lucena
19/07/2022 - 15h57
Atualizada em 19/07/2022 - 17h04
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

No início de junho, a NASA anunciou que está liderando um estudo independente sobre fenômenos espaciais não identificados, ou Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). De acordo com um membro da NASA, Thomas Zurbuchen, o objetivo é avançar a compreensão científica sobre esses fenômenos.
 
“A NASA acredita que os instrumentos da descoberta científica são poderosos e também se aplicam aqui”, disse Zurbuchen numa declaração. A equipe do estudo será liderada pelo astrofísico e ex-presidente do departamento de astrofísica da Universidade de Princeton David Spergel. 
 
Segundo Spergel, a agência espacial americana enfrentará um grande desafio, pois há poucos registros de observações sobre esse tema, o que trará mais trabalho para os pesquisadores, que precisarão recolher todos os dados robustos que puderem. 
 
O Que Pensam os Especialistas de OVNIs Sobre o Assunto 
 
Um levantamento feito pela Space.com, contou com a participação dos principais grupos de especialistas em objetos voadores não identificados para compreender o que significa esse novo esforço da NASA. 
 
Para o membro do conselho executivo da Coligação Científica para Estudos da UAPA, Robert Powell, a NASA deve ser admirada pela sua vontade de investigar esse assunto. Para ele, chegou o momento de a comunidade científica examinar abertamente este assunto. Espera-se que o congresso norte americano se aproprie de financiamento para abrir um estudo deste a todos os meios acadêmicos. 
 
Powell declarou que “para agilizar a aquisição de dados a Coligação Científica e outras instituições, que se dedicam a esse assunto, podem compartilhar informações a fim de evitar a duplicação de esforços”. 
 
O chefe do Projeto Galileo, de Harvard, Avi Loeb também saudou a empreitada da NASA em busca de evidências. Loeb recentemente publicou sobre o assunto no ensaio intitulado “Imitação é a forma mais pura de lisonja“. 
 
Em declaração recente ao The Jerusalem Post, o integrante do projeto de Harvard apontou que qualquer objeto encontrado, que demonstre a existência de tecnologia extraterrestre, representaria a descoberta mais importante da história humana. Além disso, Loeb disse que ficaria feliz em contribuir com o que pudesse para auxiliar o novo estudo da NASA. 
 
Imagem: Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (AATIP) 

Para o diretor do Centro de Estudos de OVNIs, Mark Rodeghier, esta investigação permitirá o envolvimento de diversos investigadores qualificados, até mesmo de setores militares. Entretanto, o pesquisador, que defende a transparência do assunto, teme que os resultados não sejam compartilhados com o público. 
 
“Espero que a NASA chegue às comunidades sérias de OVNIs, porque podemos aconselhá-los sobre a qualidade de dados que compreendemos com base na nossa longa experiência”, pontuou Rodeghier. 
 
O professor de antropologia biológica da Universidade Tecnológica de Montana, Michael Masters declarou que “é ótimo que a NASA, a Marinha dos Estados Unidos da América e outras organizações estejam começando a levar a sério a questão dos OVNIs”. Entretanto, ele questiona a postura da Força Aérea norte-americana, que abertamente investiga esse fenômeno, desde os anos 40, não se posicionar sobre o tema”. 
 
Robert Sheaffer, um importante investigador de OVNIs, destacou que o orçamento da NASA para esta pesquisa é de modestos 100.000 dólares. Segundo Sheaffer, “em um mundo sobreaquecido de contratos governamentais, esse valor não pagará sequer um único investigador por tempo integral durante um ano”. 
 
O investigador afirma que o problema não é o grande volume de dados para analisar, e sim a qualidade dos relatórios anedóticos, das fotografias desfocadas e outras informações instáveis. 
 

Comentários