Segundo Uma Cientista Ligada a 'Missão DART' da NASA, as Ameaças de Asteroides São Reais

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma notícia postada hoje (08/07) no site ‘Olhar Digital’, destacando que segundo um cientista da NASA ligada a Missão DART, as ‘ameaças de asteroides são reais’. 
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Espaço 
 
“A Ameaça de Asteroides é Real”, Diz Cientista da NASA Sobre Missão DART 
 
Por Lucas Soares
08/07/2022 - 08h53
Atualizada em 08/07/2022 - 09h19
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Em novembro de 2021 a NASA lançou a Missão DART (sigla em inglês para “Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo”)  que basicamente tem como objetivo destruir um asteroide (ou mudar a rota dele, para ser mais preciso). A missão consiste em colidir um foguete com o corpo celeste (!) e testar a capacidade da Terra em reagir contra potenciais ameaças vindas do espaço. 
 
Pode parecer coisa de filme de ficção científica, mas eventos como o de Tunguska já foram presenciados pela humanidade e a NASA está em alerta, segundo um painel realizado pela agência no último dia 28 de junho, dois dias antes do Dia Internacional do Asteróide ser celebrado. “A ameaça de asteroides é real”, disse a cientista da NASA, Elena Adams, que atua como engenheira de sistemas da missão DART. 
 
NASA Vai Socar Asteroide 
 
Adams descreveu a missão como: “nosso objetivo é bater em um asteroide”. O ex-astronauta Thomas Jones, presidente do Comitê da Associação de Exploradores Espaciais em Objetos Próximos à Terra, explicou no painel que o asteróide Dimorphos, que vai ser atingido pela missão, não está em rota de colisão com a Terra, mas vai servir para mostrar se somos capazes de nos defender contra potenciais ameaças. 
 
“Temos a chance de impedir que uma catástrofe natural ocorra usando nossas habilidades cooperativas em todo o planeta”, explicou ele, pedindo ainda uma intensa colaboração de autoridades mundiais para defender a Terra contra asteroides. 
 
A missão DART foi lançada em novembro de 2021. No entanto, vai levar um ano até que a nave colida com um asteróide. Caso isso seja comprovado a eficácia da estratégia, a Nasa então confirmará um método de defesa planetária contra asteroides errantes que porventura venham a ameaçar a vida na Terra.

Comentários