A ESA Anunciou o Seu Novo Roteiro de Exploração do Espaço, o 'Terrae Novae 2030+'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (05/07) no site “Canaltech”, destacando que a Agencia Espacial Europeia (ESA) anunciou um novo roteiro de exploração do espaço para a Europa, ou seja, o Terrae Novae 2030+
 
Pois é amigos leitores e leitoras do BS, notem que a direção da ESA já percebeu o que está acontecendo no setor espacial pelo mundo e que os europeus não podem ficar muito atrás de americanos, chineses ou de quem quer que seja. Diante disto, com esta visão de futuro, já tentam se preparar para enfrentar os novos desafios que virão na próxima década e além. Bem Diferente desta República das Bananas em que vivemos. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Terrae Novae 2030+: ESA Anuncia Novo Roteiro de Exploração do Espaço
 
Por Rafael Rigues 
05 de Julho de 2022 às 11h30 
Fonte: ESA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ESA - Olivier Pâques

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou ao público nesta segunda-feira (4) seu novo roteiro de exploração espacial para a próxima década. Chamado Terrae Novae 2030+ ("novos mundos", em Latim), o documento "estabelece as bases para a Europa garantir seu papel de liderança na exploração espacial para a prosperidade futura".
 
Vale lembrar que o documento é uma "lista de desejos" indicando quais missões a ESA pretende realizar. Se elas serão realizadas, ou não, é algo que depende dos gestores das agências espaciais e dirigentes dos países que compõem a agência.
 
"Convido agora os nossos decisores políticos a definirem o nível de ambição da Europa para que a ESA, juntamente com todas as suas partes interessadas, possa traduzir este roteiro estratégico em realidade", disse Josef Aschbacher, Diretor Geral da ESA.
 
"Terrae Novae não trata apenas literalmente de explorar novos mundos, mas descreve as oportunidades ilimitadas de descoberta, crescimento econômico e inspiração, e também expressa nossas ambições para os futuros inovadores, cientistas e exploradores da Europa", diz o diretor de Exploração Humana e Robótica da ESA, David Parker.
 
(Imagem: ESA - Olivier Pâques)
Colocar um astronauta europeu na Lua é uma das ambições do programa Terrae Novae 2030+.
 
“Esperamos que todos possam usar este roteiro para tornar realidade nossa visão de três partes: continuar uma forte presença trabalhando em órbita baixa da Terra, enviar os primeiros astronautas europeus para explorar a Lua ao longo da década de 2030 e preparar o papel da Europa na primeira viagem humana histórica a Marte.”
 
A gama de novas campanhas de exploração baseia-se em todas as capacidades da ESA — desde transporte espacial (incluindo futuros lançadores) a operações, tecnologia, comunicação, navegação, aplicações e comercialização.
 
O programa é baseado em três pilares: garantir a presença contínua da Europa na órbita baixa da Terra, mantendo a participação da agência na ISS durante sua aposentadoria e auxiliando na transição para as futuras estações comerciais, realizar o sonho de colocar o primeiro europeu na superfície da Lua até 2030, em cooperação com programas de agências como a NASA, e implementar uma visão para a exploração robótica a longo prazo de Marte.
 
"Mais do que qualquer outra atividade espacial, a exploração espacial oferece uma mistura única de curiosidade e oportunidade — a curiosidade de se aventurar no desconhecido em busca de novos horizontes e novos conhecimentos; e a oportunidade de devolver à sociedade os muitos benefícios de fazer a viagem", afirma Aschbacher.

Comentários