Departamento de Defesa (DOD) dos EUA Cria Escritório Para Rastrear Fenômenos Ufológicos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (21/07) no site ‘Olhar Digital’, destacando que depois do exemplo da NASA, o Departamento de Defesa dos EUA (DOD) resolveu criar um escritório para rastrear fenômenos ufológicos.
 
Bom leitor na realidade é só a oficialização perante a Sociedade Americana de algo que já existia e que no final das contas não significa grandes avanços. Afinal amigos o Projeto Blue Book também passou por isso, e olhe o que deu no final. Enfim... vamos aguardar os acontecimentos, por enquanto estou CÉTICO.
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Espaço
 
Departamento de Defesa dos EUA Cria Escritório Para Rastrear OVNIs
 
Por Flavia Correia
Editado por Lucas Soares
21/07/2022 - 15h37
Atualizada em 21/07/2022 - 17h04
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Em comunicado emitido nesta quarta-feira (20), o Departamento de Defesa (DoD) dos EUA anunciou a criação de um escritório para rastrear objetos voadores não identificados (OVNIs), atualmente chamados de fenômenos aéreos não identificados (UAP). 
 
Imagem: Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (AATIP) 

Várias audiências e reuniões confidenciais ocorreram nos corredores do Congresso norte-americano nos últimos meses, e muitos legisladores expressaram preocupação de que o espaço aéreo do país pode não ser tão seguro quanto se supunha, devido aos muitos avistamentos de objetos estranhos relatados por aviadores e outros militares das Forças Armadas. 
 
Denominado Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO), a nova repartição foi estabelecida na Subsecretaria de Defesa para Inteligência e Segurança e será liderada por Sean Kirkpatrick, ex-cientista-chefe no Centro de Mísseis e Inteligência Espacial da Agência de Inteligência de Defesa. 
 
Segundo o comunicado, o novo escritório irá coordenar esforços em todo o DoD e no governo federal para “detectar, identificar e atribuir objetos de interesse em instalações militares, áreas operacionais, áreas de treinamento, espaço aéreo de uso especial e outras áreas de interesse, e, conforme necessário, mitigar quaisquer ameaças associadas à segurança das operações e à segurança nacional”. 
 
De acordo com a vice-secretária de defesa, Kathleen Hicks, o escritório será “o ponto focal do DoD para todas as atividades relacionadas aos UAPs” e terá seis linhas primárias de esforço: vigilância, coleta e reportagem; capacidades e design do sistema; operações de inteligência e análise; atenuação e derrota; governança; e ciência e tecnologia. 
 
“Os pontos de interesse que o escritório tentará detectar e identificar incluirão objetos anômalos, não identificados, aéreos, submersos e transmeios”, diz o comunicado. Segundo o site Space.com, são classificados como transmeios os objetos que podem viajar entre domínios, como veículos capazes de fazer a transição do voo aéreo para o voo espacial ou de viagens subaquáticas para o ar. 
 
A criação desta nova organização é apenas a mais recente política que o governo dos EUA adotou nos últimos meses com o objetivo de obter uma melhor compreensão dos OVNIs. Em junho, a NASA encomendou um painel projetado para investigar tais fenômenos, com o objetivo secundário de remover parte do estigma ou tabu associado ao tema. 
 
“Uma das coisas que esperamos tangencialmente fazer parte deste estudo, simplesmente falando sobre isso a céu aberto, é ajudar a remover parte do estigma associado a ele”, disse Daniel Evans, vice-administrador associado adjunto para pesquisa na Diretoria de Missões científicas da NASA, durante uma coletiva de imprensa realizada na época. “Isso vai render, obviamente, maior acesso aos dados, mais relatórios, mais avistamentos, etc. Então isso é outra coisa que estamos tentando realizar”.

Comentários