Sai o Resultado Preliminar da 2ª Etapa (Etapa de Mérito) do Tal Edital do 'Protótipo de Foguete de Capacitação - Foguetes de Treinamento' da FINEP

Olá leitores e leitores do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Pois então amigos, no dia 14/07 passado, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), publicou em seu site oficial o 'Resultado Preliminar da 2ª Etapa (Etapa de Mérito)' do tal edital do 'Protótipo de Foguete de Capacitação - Foguetes de Treinamento', veja abaixo.
 

E como vocês mesmo podem notar foram selecionadas para seguir na disputa duas startups espaciais, a 'DeltaV Engenharia Espacial LTDA' e a 'Edge Of Space Indústria, Comércio, Assessoria e Engenharia Ltda'. Não discuto o mérito da escolha da 'Edge of Space', mas a escolha dessa 'DeltaV Engenharia' em detrimento de startups como a 'Acrux' e 'Pion Labs' e algo tremendamente discutível e que em minha opinião coloca em duvida a seriedade deste edital.
 
Não amigos que a 'DeltaV' com seus profissionais especializados no desenvolvimento em pequenos motores para satélites não tenha algum expertise para se aventurar nessa área de foguetes, mais além dessa área necessitar de muito mais conhecimento do que só know how em motores-foguetes, das quatro empresas que citei, certamente a 'DeltaV' é nesse momento a menos preparada para prover o estado brasileiro de um foguete como esse. E notem que mesmo assim, foi ela quem recebeu a nota de mérito mais alta. Será que isso já é um indício do vencedor, rsrsrsrsrs?
 
Pois então, vocês mesmo podem notar amigos leitores, como estamos denunciando já há algum tempo, a 'incompetência dirigida' continua 'dando as cartas' no setor espacial brasileiro, seja motivada por lobbys políticos ou por qualquer outra questão não nobre, infelizmente essa gente continua aprontando e fazendo escolhas que só prejudicam o desenvolvimento espacial do país. Lamentável!
 
E enquanto isso na insignificante Agência Espacial de Brinquedo:
 

Comentários

  1. Bom dia BS.

    Respeito bastante o trabalho de vocês, mas me parece muito descabido os comentários feitos nesta matéria.

    Eu pesquisei a respeito tanto do conhecimento técnico da equipe do BS (acredito ser o Duda e o Rui) quanto da DeltaV. E me parece que, com todo o respeito, o BS não tem conhecimento técnico nenhum para desqualificar uma empresa da forma que foi feita. Não sei onde vocês identificaram que os membros da equipe da DeltaV são "especializados em pequenos motores para satélites". O fato de a maioria (não são todos) dos membros da equipe terem feito mestrado/doutorado no INPE não os classifica apenas na parte de "pequenos motores para satélites". Além disso, um motor para satélite possui pequenas modificações para operar no vácuo. A física, a termodinâmica, a dinâmica dos gases, a balística interna, a dinâmica dos fluidos e todas as outras ciências envolvidas continuam válidas. A matemática não muda. Os comentários feitos nesta matéria só confirmam que a minha pesquisa a respeito dos membros do BS estava correta em concluir que não possuem nenhum conhecimento técnico para fazer tais comentários.

    Outro ponto é que não parecem ter lido nem o edital e cada ponto avaliado. Este meu comentário baseia-se na citação "... mas a escolha dessa 'DeltaV Engenharia' em detrimento de startupes como a 'Acrux' e 'Pion Labs' e algo tremendamente discutível e que em minha opinião coloca em duvida a seriedade deste edital". Negligenciando os erros de português, o uso da palavra "escolha" é totalmente sugestivo que não conhecem do edital, já que há parâmetros objetivos de avaliação e não é apenas uma "escolha". Além disso, não temos acesso às propostas apresentadas, logo não podem fazer nenhum tipo de comparação entre as startups. Ademais, não preciso nem falar dos comentários proferidos aos profissionais envolvidos na avaliação das propostas né? tenho certeza absoluta que são muito mais capacitados do que os redatores desta matéria.

    Por fim, outro comentário feito na matéria que mostra que o redator não tem propriedade para falar é a citação "...não tenha algum expertise para se aventurar nessa área de foguetes, mais além dessa área necessitar de muito mais conhecimento do que só know how em motores-foguetes, das quatro empresas que citei, certamente a 'DeltaV' é nesse momento a menos preparada para prover o estado brasileiro de um foguete como esse.". Me parece que, pelo que pesquisei na internet, a equipe possui "know-how" em todas as áreas que um foguete necessita (isso inclui: motores-foguete, aviônicos, sistemas de controle, estruturas, materiais, computação e desenvolvimento de softwares).

    Concluindo: da próxima vez que quiserem desclassificar deliberadamente uma startup que, ao meu ver, está tentando contribuir com o PEB (apresentado nos longos anos de muito estudo e trabalho que apresentam em seus currículos pessoais), tragam argumentos mais sólidos e façam suas devidas pesquisas ao invés de ficarem apenas nos achismos e trazendo inverdades que mostrei acima. O Brasil está cheio de fake news atualmente e que está até elegendo muita gente desqualificada para o nosso governo. Temos eleições chegando aí e não podemos criar esse tipo de desserviço à sociedade, ainda mais nesta área que se baseia fundamentalmente na ciência. Parabéns às duas empresas classificadas, tenho certeza que as duas são muito bem qualificadas para o projeto. E, para deixar claro, é até possível que algumas das não classificadas também sejam qualificadas, porém a avaliação feita não se baseia apenas nisto (se tivessem lido o edital saberiam disso...), mas também na proposta como um todo e em todos aspectos apresentados por cada proposta.

    Att,
    Marcos

    ResponderExcluir

Postar um comentário