NASA é Obrigada a Suspender Até Agosto os Novos Voos em Marte do 'Helicóptero Ingenuity’

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (14/07) no site “Canaltech”, destacando que infelizmente a NASA será obrigada a suspender novos voos do pequeno ‘Helicóptero Ingenuity’ em Marte até agosto. Saiba mais o porque disso pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
NASA Suspende Novos Voos do Ingenuity Até Agosto 
 
Por Rafael Rigues 
14 de Julho de 2022 às 18h15 
Fonte: NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech/ASU

A NASA anunciou nesta quinta-feira (14) que irá adiar novos voos do helicóptero Ingenuity em Marte até agosto. O motivo é que a região onde a aeronave se encontra, a cratera Jezero, está passando pelo inverno marciano, temporada onde há menos luz solar e mais poeira na atmosfera, o que dificulta a recarga da bateria.
 
O Ingenuity é alimentado por uma bateria formada por seis células de Íons de Lítio, recarregada por um painel solar circular acima de suas hélices. O tempo de recarga é determinado pela intensidade da luz do sol e nível de poeira na atmosfera ou acumulada sobre o painel solar. A deficiência na geração de energia não é um problema novo para a NASA: a sonda Insight, que estuda o interior do planeta, deixará de funcionar, em breve, pois seus painéis já não conseguem gerar energia para alimentar seus instrumentos.
 
(Imagem: NASA / JPL)
Helicóptero Ingenuity na superfície de Marte.
 
Segundo a agência, a quantidade de poeira na atmosfera marciana devem começar a cair em julho e, se o clima permitir, o Ingenuity deve voltar a voar em agosto. O helicóptero foi enviado a Marte em 2020 junto com o rover Perseverance como uma prova de conceito, para determinar se uma aeronave com rotor poderia voar na fina atmosfera de Marte.
 
Depois de completar com sucesso sua campanha inicial de cinco voos, o Ingenuity foi "promovido" e atualmente é usado como olheiro, ajudando os engenheiros da Nasa a escolher, do alto, os caminho mais seguro para o rover durante sua campanha de coleta de amostras da superfície marciana.

Comentários