Na China, a Busca Por 'Exoplanetas' Será Um dos Focos das Suas Próximas Missões Espaciais

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (04/07) no site “Canaltech”, destacando que a busca por 'Exoplanetas' será um dos focos das próximas Missões Espaciais da China.
 
Pois é amigos leitores e leitoras do BS, como estamos dizendo ultimamente, diferentemente dessa caricatura de nação em que vivemos, a China não está pra brincadeira no espaço. Os chineses não vem medindo esforços na tentativa de igualar e até mesmo superar os feitos da NASA em todas as áreas da pesquisa espacial. Quem ganha com essa corrida? A humanidade.
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Busca Por Exoplanetas Será Um dos Focos das Próximas Missões Espaciais da China
 
Por Rafael Rigues 
04 de Julho de 2022 às 16h45 
Fonte: SpaceNews 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech

A Academia Chinesa de Ciências (CAS) acaba de anunciar as treze propostas selecionadas para a próxima fase do planejamento de futuras missões espaciais do país, que devem acontecer entre 2026 e 2030.
 
Elas podem ser agrupadas em quatro temas principais: astronomia e astrofísica, exoplanetas, heliofísica (estudo do Sol) e ciência planetária e terrestre. Do total, estima-se que 5 a 7 missões serão selecionadas para desenvolvimento e lançamento, compondo o terceiro “Programa de Prioridades Estratégicas” (SPP III), também conhecido no país como “novos horizontes”.
 
Duas das propostas tem a ver com a busca e estudo de exoplanetas. A CHES (Closeby Habitable Exoplanet Survey) pretende estudar 100 estrelas similares ao Sol em um raio de 33 anos-luz de nós, enquanto a Earth 2.0 (ET) irá procurar por exoplanetas com tamanho similar ao da Terra orbitando estrelas como a nossa.
 
Também estão propostas quatro missões para estudo do Sol, uma para coleta e retorno de amostras do asteroide 1989 ML e outra chamada Venus Volcano Imaging and Climate Explorer (VOICE) que colocará um satélite ao redor de Vênus para investigar a evolução geológica do planeta, os processos termoquímicos em sua atmosfera e o potencial para um ambiente habitável, e existência de vida, nas nuvens que cercam o planeta.
 
(Imagem: CAS)
Habilitabilidade de Vênus será o foco da missão VOICE, da China.
 
Duas missões são dedicadas ao estudo de nosso planeta. A Climate and Atmospheric Components Exploring Satellites (CACES) irá acompanhar a composição da atmosfera da Terra, enquanto a Ocean Surface Current multiscale Observation Mission (OSCOM) analisará a dinâmica dos oceanos.
 
A seleção final e priorização das missões deverá ser feita ainda em meados deste ano, e dependerá de recursos financeiros, maturidade tecnológica e cronogramas de produção dos equipamentos.
 
Segundo Wang Chi, diretor do National Space Science Center (NSSC), subordinado à CAS, O SP III é “uma forma eficaz de promover as atividades espaciais da China, e fazer grandes contribuições para a exploração e ciência espacial internacional”.

Comentários