Revelado Os 'Primeiros Alvos' do Telescópio Espacial James Webb (JWST)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (08/07) no site “Canaltech”, destacando que a ‘Agência Espacial Europeia (ESA)’ revelou a lista dos quais serão os ‘Primeiros Alvos’ das câmeras do ‘Telescópio Espacial James Webb (JWST)’ que foram selecionados por um Comitê Internacional de representantes da NASA, ESA, CSA e o Instituto de Ciência do Telescópio Espacial, responsável pelo dia-a-dia das operações do JWST. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
ESA Revela os Primeiros "Alvos" das Câmeras do Telescópio Espacial James Webb
 
Por Rafael Rigues 
08 de Julho de 2022 às 12h56 
Fonte: ESA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Adriana Manrique Gutierrez/NASA

A Agência Espacial Europeia (ESA) revelou nesta sexta-feira (8) a lista dos primeiros "alvos" fotografados pelo telescópio espacial James Webb (JWST). Eles foram selecionados por um comitê internacional de representantes da NASA, ESA, CSA e o Instituto de Ciência do Telescópio Espacial, responsável pelo dia-a-dia das operações do JWST.
 
O primeiro alvo é a Nebulosa Carina, uma das maiores e mais brilhantes nebulosas do céu, localizada a aproximadamente 7.600 anos-luz de distância na constelação de mesmo nome no hemisfério sul. As nebulosas são berçários estelares onde as estrelas se formam, e a Nebulosa Carina é o lar de muitas estrelas massivas, várias vezes maiores que o Sol.
 
Em segundo lugar na lista está WASP-96b, um planeta gigante fora do nosso Sistema Solar, composto principalmente de gás. O planeta, localizado a cerca de 1.150 anos-luz da Terra, orbita sua estrela a cada 3,4 dias. Tem cerca de metade da massa de Júpiter, e sua descoberta foi anunciada em 2014. Este item está marcado como "espectro" na lista, o que significa que em vez de uma foto "comum" o Webb pode ter feito uma análise espectrográfica da atmosfera do planeta, para levantar sua composição.
 
A Nebulosa do Anel Sul vem em terceiro lugar. Trata-se de uma nebulosa planetária, uma nuvem de gás em expansão envolvendo uma estrela moribunda. Tem quase meio ano-luz de diâmetro e está localizado a aproximadamente 2.000 anos-luz de distância da Terra.
 
(Imagem: Roberto Colombari)
Nebulosa Carina foi o primeiro alvo fotografado pelo Telescópio Espacial James Webb.

Em quatro lugar está o Quinteto de Stephan, localizado na constelação de Pégaso, a 290 milhões de anos-luz de distância. É notável por ser o primeiro grupo compacto de galáxias já descoberto. Quatro das cinco galáxias do quinteto estão trancadas em uma dança cósmica de repetidos encontros imediatos.
 
Por fim temos um objeto chamado SMACS 0723, onde grandes aglomerados de galáxias em primeiro plano ampliam e distorcem a luz dos objetos atrás deles, permitindo uma visão de campo profundo tanto nas populações de galáxias extremamente distantes quanto intrinsecamente fracas.
 
Nesta semana tivemos uma "palhinha" do poder do JWST, quando uma imagem de teste feita com o instrumento Fine Guidance Sensor (FGS) foi divulgada. Ele contém uma câmera que não foi projetada para fins científicos, mas sim para manter o telescópio apontado para seu alvo durante uma observação. Ainda assim, trata-se da imagem "mais profunda" do universo em luz infravermelha já divulgada.
 
As primeiras imagens feitas pelo James Webb serão reveladas em um evento na próxima terça-feira (12) às 11h30 (horário de Brasília), e estarão disponíveis nos sites da NASA, da ESA e em seus perfis nas redes sociais.

Comentários