'Rover Curiosity' dos EUA Registra Intrigante Abertura Que Parece Uma Porta na Superfície de Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma curiosa notícia publicada ontem (12/05) no site “Canaltech”, informando que uma abertura que parece ser uma porta foi encontrada na superfície do Planeta Marte pelo ‘Rover Curiosity’ dos EUA. 
 
Pois então, a foto dessa suposta porta é muito curiosa, e lamento muito que tenha sido o ‘Rover Curiosity’ que a tenha descoberto, pois caso fosse o ‘Rover Perseverance’, a NASA ficaria sem puder negar uma investigação se utilizando do pequeno ‘Helicóptero Ingenuity’ em voo. Diante disto, o mistério do que isso possa ser persistirá ate que se faça uma investigação de perto
 
Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor, fogueteiro pioneiro e amigo, 'Carlos Cássio Oliveira' pelo envio desta curiosa notícia.
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Uma Porta Alienígena? Rover Curiosity Registra Intrigante Formação em Marte 
 
Por Wyllian Torres
Editado por Rafael Rigues
12 de Maio de 2022 às 12h30
Fonte: NASA, Via ScienceAlert 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech/MSSS/NeV-T

Uma das novas imagens do rover Curiosity revela uma estrutura, no mínimo, intrigante na paisagem de Marte: uma formação semelhante a uma porta, perfeitamente esculpida em uma parede de pedra. Enquanto alguns supõem se tratar de uma “entrada secreta” para uma instalação alienígena, outros apresentam possíveis explicações geológicas para sua origem.
 
Em formato aparentemente retangular, a entrada na paisagem rochosa de Marte oferece uma boa ideia para um filme de ficção científica, pois levanta muitos questionamentos. Seria uma passagem para o centro do planeta ou um pequeno refúgio para os seres marcianos até então escondidos de nós?
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/MSSS)
Imagem bruta da intrigante formação registrada pelo rover Curiosity.

Enquanto isso, algumas pessoas tentam explicar de maneira racional o que poderia ser tal estrutura. A formação pode não passar de uma fratura de cisalhamento formada por algum tipo de tensão na rocha. Talvez, impulsionada por algum abalo sísmico no planeta.
 
No início deste mês, a sonda InSight, da NASA, registrou o maior martemoto (equivalente aos terremotos da Terra) já detectado em Marte, cuja magnitude foi estimada em 5. No entanto, as equipes da agência ainda estão investigando a origem e o local exato do recente abalo sísmico.
 
A “porta marciana” está localizada na região de Greenheugh Pediment, uma larga camada de rochas que fica no topo de uma colina. As imagens foram registradas no dia 7 de maio pela câmera Mastcam a bordo do Curiosity. Embora pareça uma porta em tamanho normal (para nós), a estrutura deve ter alguns centímetros de altura.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/MSSS/NeV-T)
Imagem colorida após processamento. A "porta marciana" aparece na parte superior da imagem, quase no centro dela.

Não é a primeira vez que uma estrutura fora da Terra nos leva a especular a existência de alienígenas. Em novembro passado, o rover Chinês Yutu-2 observou um objeto parecido com cubo na superfície lunar, mas depois os cientistas confirmaram ser uma rocha que, vista de longe, parecia ter um formato quadrado.
 
Portanto, é mais provável que uma explicação parecida seja dada a “porta marciana”, reforçando que nem tudo é o que parece ser — e apenas uma investigação detalhada confirmará sua origem.

Comentários