Innospace Anuncia Que o Primeiro Teste de Voo do Seu Foguete 'HANBIT-TLV, a Ser Realizado do CLA Ainda Esse Ano, Terá Abordo o Sistema de Navegação Inercial SISNAV Desenvolvido Pelo IAE

Olá leitor e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Há algumas horas atrás, a empresa sul-coreana 'Innospace' noticiou na sua página oficial em Português no Facebook a nota abaixo.
 

Pois então, com isso parece ficar estabelecido que um foguete suborbital desenvolvido por esta empresa sul-coreana e denominado de 'HANBIT-TLV', terá o seu primeiro voo teste realizado do CLA no quarto trimestre deste ano, tendo abordo o Sistema de Navegação Inercial SISNAV, sistema este desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e seus parceiros.
 
Entretanto fica aí a dúvida amigos leitores se este serviço será pago aos sul-coreanos, ou os sul-coreanos estão usando o SISNAV para mostrar ao mercado a sua capacidade de levar cargas úteis exitosamente ao espaço, coisa muito natural diga-se de passagem. Em sendo assim, seria então uma espécie de 'uma mão leva a outra', juntando as necessidades de ambas instituições em um interesse comum, opção esta mais provável, pelo menos, até que se provem o contrario. No entanto, em minha opinião, mesmo que seja pago, não haveria problema algum, afinal a Innospace está qualificada oficialmente para justamente prestar esse tipo de serviço do CLA. Entretanto, se ouve um acordo neste sentido como anunciado pela empresa sul-coreana, o COMAER/DCTA precisa oficializa-lo, publicando-o no Diário Oficial da União (DOU) e esclarecendo a Sociedade Brasileira os termos deste acordo.
 
Vale lembrar também que, como foi divulgado anteriormente pelo 'Major Rodrigo César Rocha Lacerda' (veja a imagem abaixo) durante a realização do painel 'Projetos e Programas no Brasil', apresentado que foi online durante o evento 'SpaceBR Show' no final o ano passado, o tal SISNAV estava programado para ser lançado como carga útil do primeiro voo de qualificação do Foguete VS-50. No entanto, como todos nós sabemos, a empresa responsável por preparar os motores-foguetes das missões de qualificação deste foguete do IAE, ou seja, a famigerada Avibrás, se encontra neste momento passando por dificuldades enormes, o que deve em teoria complicar e muito a realização deste voo em agosto de 2023 como estava previsto. Portanto a oportunidade que suje agora com os sul-coreanos, cai como uma luva para FAB sem dúvida alguma. Resta torcer para que o foguete sul-coreano não dê xabu.
 

Para finalizar amigos leitores, como fato histórico, vale lembrar que esse sistema de navegação é fruto do esforço conjunto de conhecimento adquirido por vários profissionais do IAE e de outras instituições parceiras do instituto, e isto desde a época do conhecidíssimo Projeto SIA (Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial), projeto este que ficou sob a coordenação do Dr. Waldemar Castro Leite Filho até a conclusão do mesmo. Vale também lembrar que depois da saída do Dr. Waldemar do IAE, o tal SISNAV mudou de nome algumas vezes, ficou parado por um longo tempo e agora parece ter retornado com a mesma nomenclatura original. Vamos ficar na torcida para que tudo saia dentro dos corformes.

Comentários

  1. Um mar de incertezas. Tudo o que é certo é do mesmo: névoas.

    ResponderExcluir
  2. E lá vms nos de novo na brincadeira do Sisnav, os projetos no Brasil parecem eternos....

    ResponderExcluir

Postar um comentário