O Diretor do INPE, Dr. Clézio De Nardin e Comitiva, Estiveram em Visita de Cortesia ao CLBI

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma nota postada ontem (06/03) no site oficial do ‘Instituto Nacional de Pesquisas Informações (INPE)’, destacando que o seu diretor, o Dr. Clezio Marcos De Nardin e comitiva, no dia 05/05, durante a passagem da comitiva pelo Estado do Rio Grande do Norte, também estiveram realizando uma visita cortesia no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CBLI). 
 
Vale ressaltar que segundo essa nota do INPE, durante a tal visita, o diretor atual do CLBI, o ‘Coronel Erivando Pereira Souza’, apresentou a comitiva do INPE os trabalhos que tem sido realizados para atualização deste Centro Espacial no que tange a todo o seu processo de lançamento de foguetes, que vai desde a montagem do foguete, colocação na plataforma de lançamentos e o rastreio, entre outros. Informação esta amigos leitores que é muito curiosa e bastante animadora, afinal, a ultima informação que tive era de que o CLBI iria em breve entrar em um processo de desmantelamento, graças ao avanço da especulação imobiliária em torno de Centro. Será que aquela ideia de outrora de transformar Natal (leia-se UFRN e IFRN) e o CLBI em um Polo Aeroespacial especializado no desenvolvimento e lançamento de engenhos hipersônicos irá finalmente vingar? Não sei, teremos de aguardar para ver. 
 
Já pelo lado do INPE, de significativo o Dr. Clezio voltou a falar sobre as tais plataformas satelitais de 10, 30 e 100 kg, que segundo ele seriam compatíveis com os principais foguetes que são operados a partir do CLBI, algo que na verdade é muito estranho, mas... 
 
Brazilian Space 
 
Assuntos - Últimas Notícias 
 
Diretor do INPE/MCTI Visita CLBI 
 
Publicado em 06/05/2022 - 00h00 
Atualizado em 06/05/2022 - 11h46 
 

Dia 5 de maio o Diretor Clezio Marcos De Nardin do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), esteve em visita cortesia no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CBLI). Nesta visita o Diretor do INPE prestou homenagem ao Diretor do CLBI, Coronel Erivando Pereira Souza pela condução desse importante Centro para o programa espacial brasileiro. 
 
O Diretor do CBLI apresentou os trabalhos que tem sido feito para atualização do Centro no que tange a todo o seu processo de lançamento, que vai desde a montagem do foguete, colocação na plataforma de lançamentos e o rastreio, bem como as atividades de apoio que são feitas no rastreio de outros lançamentos de bases próximas cujos foguetes passam na área de cobertura da antenas brasileiras. 
 
O Diretor do INPE apresentou as iniciativas que o INPE tem com relação ao desenvolvimento de plataforma satelitais de 10, 30 e 100 kg, compatíveis com os principais foguetes que são operados a partir do CLBI, e as atividades de desenvolvimento conjunto que estão sendo realizadas com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), órgãos vinculados ao Ministério da Defesa. 
 
Acompanharam nesta visita os Coordenadores, Mônica Elizabeth Rocha de Oliveira, Gilvan Sampaio de Oliveira, Geilson Loureiro, Carlos de Oliveira Lino e Maria de Fátima Mattiello Francisco.

Comentários