Trambolho Espacial Francês a 'Serviço do Brasil' Completa 5 anos no Espaço

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia postada na noite do dia (04/05) no site ‘Força Aérea Brasileira – FAB’ tendo como destaque o ‘Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas 1(SGDC-1) que naquele dia completou 5 anos do seu lançamento. 
 
Bom amigos leitores, sinceramente não vejo motivos para comemorar o lançamento desse ‘Trambolho Espacial Frankenstein’, e sim lamentar esse questionável projeto em vários aspectos. No entanto, a FAB vem mantendo essa farsa para Sociedade Brasileira por não querer reconhecer o erro cometido quando abraçou essa coisa por questões já abordadas aqui no BS na época. 
 
Entretanto, há males que vem para o bem, afinal, se por um lado a FAB pisou na bola feio quando aceitou participar deste projeto questionável, por outro também se aprende com erros cometidos (bom, na verdade alguns aprendem, mulas não faltam em nosso povo) e parece que a FAB aprendeu com a barbeiragem cometida (palavra preferida pelo Prof. Rui Botelho, eu usaria outra mais justa ao fato) quando fez as contratações dos satélites radares finlandeses, para assim atender as necessidades do ‘Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE)’. 
 
Brazilian Space 
 
SATÉLITE 
 
Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas Completa 5 anos no Espaço 
 
Data marca a capacidade de fornecimento de internet banda larga de alta velocidade em 100% do território nacional 
 
Publicada em: 04/05/2022 19:57 
Fonte: Capitão Dilson - COMAE 
Edição: Agência Força Aérea 
 
Fotos: Tenente - Coronel Aviador Luis Felipe De Moura Nohra/ COMAE 

Em 4 de maio de 2017, o Brasil lançava seu primeiro satélite de telecomunicações de emprego dual, a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, a bordo de um veículo Ariane 5: o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), iniciando uma nova era para a comunicação militar e civil. 
 
A partir dessa data, o País passou a contar com um sistema capaz de fornecer conexão de Internet banda larga de alta velocidade em 100% do território nacional, beneficiando a comunicação no setor de Defesa e a sociedade de modo geral. 
 

Desenvolvido pela empresa francesa Thales Alenia Space, que assinou um contrato com a Visiona (uma joint venture formada pela Embraer e pela estatal Telebrás), o SGDC tem uso dual, ou seja, civil e militar. 
 
De um lado, utilizando a banda Ka, o satélite possibilita acesso à conexão de banda larga em todos os locais do país. De outro, a partir da banda X, é possível tramitar informações afetas às áreas de defesa e governamental. 
 

No Centro de Operações Espaciais (COPE), organização subordinada ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), localizado em Brasília (DF), foi instalada uma das antenas utilizadas nas atividades; ela tem 18 metros de altura, 13,5 metros de diâmetro e pesa 42 toneladas. 
 
Após cinco anos, o SGDC provê comunicações seguras em todo o território nacional, alcançando, por exemplo, navios da Marinha nos Oceanos Atlântico e Pacífico, tropas do Exército dos Pelotões de Fronteira e nos mais inóspitos locais do Brasil. 
 
Essa capacidade permite o enlace de comunicação por voz ou dados (internet ou intranet) de alto desempenho, possibilitando o Comando e Controle de unidades isoladas ou deslocadas. 
 
Segundo a Estratégia Nacional de Defesa, a Força Aérea Brasileira (FAB) é a responsável pelo desenvolvimento do setor espacial na área de defesa do país. É da FAB, em parceria com a Telebrás, a incumbência pela operação e pelo monitoramento do satélite. 
 

O Chefe do COPE, Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira salientou a importância da data e do trabalho realizado pela FAB. “É com muito orgulho que completamos hoje 5 anos de operação segura e eficiente do SGDC, em parceria com a TELEBRAS. A Força Aérea está em constante aperfeiçoamento, para cada vez mais contribuir para o progresso do nosso país na área espacial”, relata. 
 
Para este ano, ainda está previsto o lançamento do segundo satélite a ser controlado pelo COPE , este com foco em captura de imagens radar. Assim, o País caminha rumo ao progresso e ao desenvolvimento tecnológico.

Comentários