Elon Musk no Brasil: CEA Foi Apresentado ao Empresário Norte-Americano e Possíveis Parcerias Discutidas

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma interessante notícia postada na noite de ontem (21/05) no site ‘Força Aérea Brasileira – FAB’ destacando que durante a passagem do empresário norte-americano 'Elon Musk' no recente evento "Conecta Amazônia", organizado pelo ‘Ministério das Comunicações’ no interior de São Paulo, foi apresentado ao mesmo pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, as capacidades do Centro Espacial de Alcântara (CEA), além de discutidas alguma possibilidades de parcerias. 
 
Bom amigos leitores e leitoras do BS, a notícia é boa, mas por enquanto é muito pouco provável que o Brasil consiga atrair lançamentos comercias da SpaceX para o CEA. No entanto, creio que as parcerias nas outras áreas citadas na matéria não são impossíveis e, quem sabe, até prováveis de ocorrer. 
 
Entretanto amigos leitores, vale aqui ressaltar que, para que uma parceria que envolvesse a SpaceX (uma empresa reconhecida pela sua grande agilidade e competência) viesse a ser exitosa com o nosso hoje ineficiente 'Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)', muita coisa na área de gestão teria de mudar dentro desse instituto. O mais correto e coerente a se fazer seria uma parceria com o 'CEI - Centro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica', onde a pratica do 'NEW Space' já esta bem compreendida e aplicada diariamente pelos seus poucos mais de 50 pesquisadores.
 
Brazilian Space 
 
ESPAÇO 
 
Janela Brasileira Para o Espaço é Apresentada ao Empresário Elon Musk 
 
Durante evento, Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou as capacidades do Centro Espacial de Alcântara (CEA) e discutiu possibilidades de parcerias. 
 
Por Tenente Flávia Rocha 
Publicada em: 21/05/2022 19:41 
Fonte: Agência Força Aérea  
 
Fotos: Força Aérea Brasileira (FAB)

Na marcha para o completo domínio do espaço, nessa sexta-feira (20), o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, apresentou as capacidades do Centro Espacial de Alcântara (CEA), ao empresário norte-americano Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX. O encontro ocorreu durante o evento "Conecta Amazônia", organizado pelo Ministério das Comunicações, que teve a presença também do Presidente da República, Jair Bolsonaro, dentre outras autoridades civis e militares.
 

Na oportunidade, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ressaltou que o Centro Espacial de Alcântara está pronto para receber veículos lançadores de empresas comerciais, como a empresa SpaceX, e explicou as vantagens associadas à operação do CEA, como: a proximidade do mar, a localização de aproximadamente 2º18’ ao sul da Linha do Equador, o que possibilita lançamentos em órbitas polares e equatoriais; baixa densidade demográfica; ausência de incidência de terremotos e furacões; baixa densidade de tráfego aéreo e marítimo; e localidade ideal para lançamentos sob demanda (responsive launches) 
 
Desenvolvimentos de Satélites de Sensoriamento Remoto 
 
Na ocasião, também foi discutida a possibilidade de uma parceria para o desenvolvimento e operação de satélites de sensoriamento remoto de baixa órbita, a fim de apoiar as operações de proteção da Amazônia brasileira.
 
De acordo com o Comandante da Aeronáutica, a SpaceX poderia contribuir para a preservação do meio ambiente, investir em créditos de carbono e ajudar a proteger as Comunidades Nativas Brasileiras. “Além disso, as operações de lançamento poderiam ser realizadas a partir do território brasileiro”, acrescentou. 
 

SpaceX 
 
A SpaceX é uma empresa líder no mercado global de lançamentos comerciais e pode se tornar uma empresa parceira nas operações de lançamento de veículos espaciais a partir do território brasileiro. A empresa também foi selecionada para enviar ao espaço os satélites de sensoriamento Lessonia, que serão operados pela Força Aérea Brasileira.
 
Durante o evento, o empresário Elon Musk, dono da SpaceX, foi condecorado com a medalha de Ordem ao Mérito concedida pelo Ministério da Defesa. 
 
Sistema de Monitoramento Espacial 
 
Outra área de interesse da Força Aérea Brasileira é a instalação de um Sistema de Monitoramento Espacial, a fim de melhorar a segurança das operações de satélites. Uma rede de sensores, operada pela FAB, para o monitoramento, a partir do hemisfério Sul, da frota de satélites do governo brasileiro, bem como da frota de satélites da empresa SpaceX.
 

Segundo o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, estes dados de monitoramento dos satélites comerciais seriam compartilhados com a comunidade internacional, seguindo os protocolos da ONU sobre o uso do espaço exterior, colaborando com a conscientização global da situação espacial.
 
“O Brasil gostaria de estabelecer uma parceria para o desenvolvimento tecnológico de veículos lançadores. A Força Aérea Brasileira possui um Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para intercâmbio tecnológico. Seria muito oportuna uma parceria para o desenvolvimento e operação de uma constelação de satélites de sensoriamento remoto de órbita baixa, a fim de apoiar as operações de proteção da Amazônia brasileira”, explicou o Oficial-Genera.
 

Janela Para o Espaço 
 
O Centro Espacial de Alcântara consiste em um conjunto de bens e serviços utilizados para lançamento de veículos espaciais comerciais em território nacional, proporcionando uma infraestrutura necessária para dar suporte às atividades específicas de empresas de lançamento.
 
Em atendimento à exploração espacial, o CEA tem condições de prover o suporte logístico, integração e testes finais de carga útil, lançamento de objetos espaciais, previsão meteorológica, coleta de dados via telemetria, rastreio, sistema de comando e controle e demais tecnologias.

Comentários

  1. A construção da base começou em 1982.

    O primeiro lançamento ocorreu em 21 de fevereiro de 1990, quando o foguete de sondagem Sonda II , XV-53 foi lançado.

    Em 22 de agosto de 2003, a explosão do terceiro VLS-1 (XV-03) matou 21 pessoas.

    * Obs . esse " Tal Centro de Lançamento de Foguete " , nunca lançou um Foguete Orbital com Sucesso no Brasil , isso não se fala !!! , por qual motivo que nunca Funcionou ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário