Astronauta Análoga Potiguar Realizará Palestra Sobre a Sua Trajetória Durante a ‘3ª Jornada Cearense de Foguetes’.

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia postada no dia (05/05) no site oficial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) destacando que a astronauta análoga potiguar ‘Luísa Santos’, que é também a presidente da equipe de fogueteiros desta universidade, a ‘Potiguar Rocket Design’, estará presente dia 14/05 na ‘Base Aérea de Fortaleza’, para assim realizar uma palestra como parte integrante da programação da 3ª Jornada Cearense de Foguetes’.
 

Muito Interessante conhecer um pouco da até então trajetória desta jovem potiguar, mas acho que faltou a autora do texto explicar um pouco mais sobre essa tal 3ª Jornada Cearense de Foguetes’, evento este que, como se nota no cartaz acima, será realizado pela 'Seara Ciência da UFC' e pela própria Universidade Federal do Ceará e contando com o patrocínio de nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB).

Confesso amigos leitores que se minha saúde permitisse tentaria concorrer a uma vaguinha ou mesmo aceitar um convite do Sr. Julio Rezende para participar de uma dessa missões análogas no Habitat Marte, porém isso não seria um empecilho para o mais jovem e saudável Prof. Rui Botelho que certamente aceitaria um desafio como este.
 
Brazilian Space 
 
NOTÍCIAS 
 
Astronauta Potiguar Realiza Palestra na Base Aérea de Fortaleza 
 
Por Ana Beatriz Vilar 
Agecom/UFRN 
5 de maio de 2022 
 

O espaço sideral sempre foi um alvo da curiosidade do ser humano. Planetas, estrelas e asteroides são apenas alguns dos objetos de estudo da Astronomia, ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra, por isso funções como a do astronauta são de suma importância para o desenvolvimento das pesquisas nesta área. Formada em Ciências e Tecnologia pela UFRN e graduanda do curso de Engenharia Mecânica, Luísa Santos, é um exemplo de aficionada pelo espaço. Seu interesse e empenho na área resultaram na participação em eventos aeroespaciais e no título de astronauta análoga. O talento e desempenho acadêmico da discente culminaram em sua participação na 3ª Jornada Cearense de Foguetes, que acontece presencialmente na Base Aérea de Fortaleza. 
 
“Sou apaixonada pelo espaço desde pequena e hoje, adulta, possuo o sonho de ser astronauta. Quando no ano passado descobri que, de fato, é uma área próxima de nós e possível de se exercer, comecei a investir bastante meu tempo em capacitações da área astronáutica”, diz Luísa, discente e presidente da equipe de foguetes acadêmicos da Universidade, a Potiguar Rocket Design. Acumulando experiências como pesquisadora de iniciação científica do Grupo de Pesquisa Democracia e Gênero em Ciências e Tecnologia (Pandora) e voluntária de iniciação científica na área de Engenharia Aeroespacial na UFRN, ela demonstra sua obstinação e predileção pela carreira espacial. 
 
Santos começou sua trajetória no projeto Habitat Marte (UFRN/AEB), no qual já executou  mais de 15 missões presenciais e, tendo em vista os desafios que cada missão implica, a astronauta se intitula expert em rotinas espaciais análogas, que são missões realizadas na Terra em ambientes semelhantes aos de outros planetas. “Luísa Santos tem colaborado nas atividades que ocorrem de modo presencial na estação de simulação espacial Habitat Marte e tem sido muito criativa nas atividades do projeto. Em um trabalho inovador como esse, é muito importante a colaboração de pessoas criativas e focadas, e esse é o caso de Luísa”, diz o coordenador do Habitat Marte, Julio Rezende. 
 
Foto: Cícero Oliveira 
Luísa Santos e o coordenador do Habitat Marte, Julio Rezende.

Hoje a aluna é a brasileira com mais horas de missões análogas e mantém seu objetivo de se especializar ainda mais na área, visando o sonho de ser astronauta. Ela tem o intuito de, ainda este ano, participar pela segunda vez do International Astronautical Congress (IAC), um evento internacional de defesa dos interesses espaciais, do qual membros de 58 países ao redor do mundo, atuantes em agências espaciais, indústrias, associações profissionais, organizações governamentais e sociedades de pesquisa, discutem a importância de inovações tecnológicas na área espacial.  
 
A participação em eventos como o IAC não só leva o nome da Universidade e dos projetos dos quais Luísa faz parte, como o Habitat Marte, para o exterior, como também dá à jovem oportunidades para realizar contatos com empresas e universidades do mundo todo, o que pode auxiliar no desejo de realizar um doutorado fora do Brasil, o que seria um passo de extrema relevância na futura carreira como astronauta. Além de construir vínculos acadêmicos com as participações nos eventos aeroespaciais, a estudante ainda consegue absorver conhecimentos significativos que colaboram com sua capacitação profissional.  
 
Recentemente a astronauta conquistou um estágio na Agência Espacial Brasileira (AEB), no qual desempenha atividades educacionais e tecnológicas orientadas pela Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB. Porém, antes de desempenhar essa função, ela já desenvolvia produtos espaciais, como foguetes, cubesats e rovers, que são meios de comunicação e transporte utilizados no espaço. Para falar da sua experiência na área espacial até o momento presente, no dia 14, o tema da palestra na Jornada é: A Jornada de uma Astronauta Análoga?.

Comentários