'Bizu Space', Nova Startup Espacial Brasileira da Área de Foguetes

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Há mais ou menos três semanas atrás, em contato com um oficial da FAB, me chegou a informação de que uma nova startup brasileira da área de foguetes havia surgido em São José dos Campos-SP, fruto da iniciativa de jovens engenheiros na sua maioria formados pelo ITA que haviam sido integrantes da equipe 'ITA Rocket Design'.
 
É claro amigos leitores que essa notícia logo despertou meu interesse, e prontamente busquei contato com os seus representantes, para assim trazer para os nossos leitores essa boa notícia.
 
Mas antes de mais nada, vale lembrar para todos vocês que no Brasil já existem três startups que efetivamente desenvolvem tecnologias de propulsão para foguetes e foguetes propriamente ditos. São elas: a 'Acrux Aerospace Technologies', a 'Edge of Space' e a 'Pion Labs', sendo que está nova startup chega para se juntar a um pequeno clube de joias do setor espacial privado brasileiro que vem trabalhando para sobreviver num universo completamente hostil as suas atividades.
 
Pois então, a empresa em questão se chama 'Bizu Space', e segundo seus representantes terá como missão 'acelerar o desenvolvimento aeroespacial no Brasil', uma missão que em nossa opinião não será nada fácil. Porém amigos leitores, Programa Espacial se faz com desafios e o que não falta para esses jovens é energia e motivação. Nos do BS ficaremos na torcida para que não só a BIZU Space, como também as outras três empresas do setor atinjam seus objetivos e possam realmente mudar a cara das atividades espaciais brasileiras nesta área de foguetes lançadores.
 
Abaixo segue o Press Release enviado pela empresa ao BS, e aproveito para convida-los desde já para live que realizaremos em breve com os representantes desta nova empresa brasileira. Fiquem atentos as notas do BS.
 
Avante BIZU Space
 
Press Release
 
Objetivo:
apresentar a BIZU, um pouco da nossa trajetória e projetos, nossa missão, divulgar o formulário pra quem quer lançar conosco em missões.
 
A BIZU Space é a mais nova startup do ramo aeroespacial, cuja missão é  “acelerar o desenvolvimento aeroespacial no Brasil”.
 
A motivação para criação da BIZU nasceu muito antes dela ser constituída. A paixão pelo espaço já havia conquistado os integrantes da BIZU há algum tempo. A maioria do time é egresso do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e fez parte da equipe de foguetemodelismo , por meio do ITA Rocket Design, além de terem tido contato com projeto de foguetes experimentais em competições internacionais , tais como a SpaceSport America Cup (antiga IREC)
 
A paixão e vontade por continuar projetando e construindo foguetes uniu em 2020 os membros que vieram a formar a BIZU, inicialmente como um hobby para os já formandos do ITA e com a equipe sob outra denominação (SISBRAESP). O primeiro projeto da equipe foi feito virtualmente durante a pandemia, o BEIJA-FLOR 1 (BF-1), com intuito de participar da competição internacional latino-americana de foguetes (Latin American Space Challenge, ou a LASC) daquele ano. O projeto foi um sucesso e ganhou primeiro lugar na sua categoria, 2º lugar geral e melhor relatório técnico.
 
 
É interessante ressaltar que o time possuía pessoas espalhadas por todo o Brasil, e toda a fase de projeto computacional foi feita de forma remota. O time começou a tomar forma quando, no final de 2020, mudamos o nome para BIZU SPACE e passamos para a fase dos primeiros testes dos sistemas do BF-1, ainda na casa/oficina de um dos membros.
 
Em 2021 o time, agora mais engajado, decidiu avaliar a possibilidade de tornar essa paixão pelo ramo aeroespacial como um empreendimento e, por conta disso, uma parte da equipe passou a fazer estudos de mercado e de oportunidades em New Space no Brasil e no mundo. Nesse ritmo, ainda em 2021, conseguimos uma parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba.
 
A BIZU Space realizou mais de 20 testes de motores para qualificação do BF-1 ao longo de 2021, bem como testes do sistema de recuperação, com destaque para um teste lançando o sistema de recuperação com paraquedas a partir de um balão em Boituva, com apoio do Clube do Balão.
 



Adicionalmente, na segunda metade de 2021, o time iniciou o desenvolvimento de um demonstrador tecnológico de propulsor líquido, que faz uso de propelentes estocáveis O final do ano foi utilizado para construir a bancada de testes deste motor.
 

Na virada do ano de 2021 o time, já encorpado, com um plano de negócios e uma estratégia de desenvolvimento, decidiu abrir a empresa. Aos 17 de fevereiro de 2022 a BIZU Space foi oficialmente incorporada. Com isso, a startup pôde acelerar seus desenvolvimentos. O primeiro passo foi montar sua sede em São José dos Campos, com todo o maquinário necessário para continuação dos seus projetos piloto. Em fevereiro foram feitos os primeiros testes dos sistemas críticos do motor líquido.
 
No fim de fevereiro foi realizado o primeiro voo do BF-1 e em abril o segundo voo do veículo. Ambos as operações foram realizadas em nosso campo de testes em Virgínia-MG com recuperação do veículo.
 

Primeiro teste de voo do Foguete BF-1 - Fevereiro de 2022.
 
Segundo teste de voo do Foguete BF-1 - Abril de 2022.

O BF-1 foi concebido também com o intuito de trazer uma oportunidade para as equipes de foguetemodelismo e satelitemodelismo do Brasil de lançarem sistemas de seus projetos para testes em voo, bem como quaisquer instituições que queiram lançar protótipos embarcados em um veículo confiável e de baixo custo. Neste contexto, uma vez que aproximadamente 70% das equipes de foguetemodelismo no Brasil possuem apogeu de 1km ou menor, optamos por usar o BF-1  para atender o maior número de equipes.
 
Atualmente, o veículo já está pronto para iniciar as operações comerciais e a empresa está aceitando reservas de lançamento a partir do segundo semestre de 2022.
 

“Vamos juntos, fazer a engenharia aeroespacial do Brasil”
 
Redes Sociais:
 
Instagram: @bizu.space
YouTube: https://youtube.com/channel/UCpmeNB0CgfBWkrr51AdUuDw

Comentários

  1. Parabéns a iniciativa da equipe! O mercado espacial global é enorme! Tem muita demanda. Boa sorte pessoal e Ad Astra!

    ResponderExcluir

Postar um comentário