Parceria da UFMG/AEB Visa Lançar Um 'Pão de Queijo' no Espaço

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Mas Duda, como assim uma parceria da UFMG com a AEB visa lançar um 'Pão de Queijo' no espaço? Kkkkkkk, na verdade amigos leitores o que ocorre é que esta universidade mineira esta desenvolvendo um nanosatélite (um cubesat 3U) em parceria com a AEB chamado de 'Pão de Queijo (PdQSat)' por razões que o leitor mesmo pode imaginar.
 
Pois então, a nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB) postou então uma nota no dia 04/05 em sua página oficial no Twitter, onde apresentou uma reportagem da TV UFMG mostrando as primeiras atividades em torno do desenvolvimento deste projeto que estão sendo conduzidas na Escola de Engenharia, no âmbito do Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG. Veja essa reportagem abaixo:
 

Como dito, fruto de uma parceria entre a UFMG e a Agência Espacial Brasileira (AEB), o nanosatélite PdQSat, de caráter experimental e de baixo custo, foi batizado com esse nome peculiar em homenagem ao Estado de Minas Gerais (PqQ vem de ‘pão de queijo’, um dos símbolos da cultura mineira), e terá como objetivo consolidar competências em Engenharia e Ciências Espaciais, além de formar mão de obra para o setor espacial mineiro e brasileiro. O satélite fruto desta parceria, também terá como missão testar, em voo, uma bateria de lítio-enxofre, de origem inglesa, bem como um supercapacitor espacial.
 
No entanto, para que os alunos venham a se familiarizar com a tecnologia satelital, nesse primeiro momento a universidade vem utilizando uma kit educacional produzido pela startup espacial brasileira 'PION Labs', para então num futuro próximo darem início a este projeto de nanosatélite 3U.

Comentários

  1. Duda, quanto ao que é mostrado na reportagem, entendo, que para efeito de divulgação e que é apenas ainda um kit educacional que acho foi cedido pela AEB para estimular estes desenvolvimentos nas universidades. Nao ainda os subsistemas que constituição o cubesat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei Dr. Durão, eles estão usando ainda um Kit educacional vendido pela 'PION Labs', mas o projeto é real e visa testar no espaço uma bateria de lítio-enxofre, de origem inglesa, bem como um supercapacitor espacial em parceria com a AEB.

      Excluir

Postar um comentário