Quatro Equipes Brasileiras Irão Participar da Competição Internacional de Foguetes 'Spaceport America Cup (SAC)' nos EUA

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada dhoje (16/05) no site ‘Olhar Digital’, destacando que este ano Quatro Equipes Brasileiras’ de fogueteiros universitários participarão da competição internacional de foguetes ‘Spaceport America Cup (SAC)’ nos EUA. 
 
Sensacional, muito bom mesmo saber que as equipes de fogueteiros universitários do Brasil continuam participando desta importante competição internacional. Vale lembrar que no Brasil duas outras competições de foguetes são realizadas também anualmente, sendo uma delas internacional. Me refiro ao Festival Brasileiro de Minifoguetes’ que, neste ano estará realizando em junho a sua ‘VII edição’, e pela primeira vez em São José dos Campos-SP (saiba mais aqui), e a competição internacional ‘Latin American Space Challenge (LASC)’,  a ser realizada em agosto em Tatui-SP (saiba mais por aqui).
 
No entanto, a nota do site Olhar Digital falha feio em não citar quais são as outras três equipes brasileiras que participarão deste evento nos EUA.
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Espaço
 
Quatro Equipes Brasileiras Participam de Competição Internacional de Foguetes; Uma Delas é da UFSC 
 
Por Gabriela Bulhões
16/05/2022 03h48
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

Uma equipe de competição de foguetes do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está em preparação para participar da Spaceport America Cup (SAC), que é a maior competição de foguetes universitários do mundo, nos Estados Unidos, que ocorre entre os dias 21 a 25 junho de 2022. 
 
O time se chama ‘Kosmos Rocketry’ e está entre as quatro equipes brasileiras selecionadas para participar da competição. “Ainda não caiu a ficha. Acho que só vai cair quando a gente estiver lá nos Estados Unidos lançando o foguete”,  comentou João Pedro Sandrin Golynski, líder da equipe. 
 
A preparação para o evento começou há um ano e irão concorrer com o foguete VLK-1 (Veículo Lançador Kosmos) na categoria de 3 km de apogeu. “Começou pelo mental. A equipe tem que estar preparada. Tivemos que fazer um processo mental, que iria ser puxado”, continuou. 

 
Para participar, o grupo de jovens precisou submeter o projeto técnico e explicar a visão para o futuro da área, incluindo como movimentam a comunidade local. Depois, passaram por uma sequência de três atualizações, para saber quais foram as atividades realizadas pela equipe durante os meses seguintes e agora, estão a caminho da competição de foguetes.
 
 “A nossa preparação está assim, domingo a domingo, das oito da manhã às oito da noite no laboratório. Trabalhando, projetando, escrevendo para se preparar para ir pra lá”, revelou o João Pedro. Ademais, a equipe está realizando testes com o motor do VLK-1, sendo que o último foi um teste estático para verificar a segurança do sistema de propulsão. De acordo com ele, o motor alcançou 91% do impulso teórico. 
 
Para conseguirem ir ao evento, a Kosmos também contou com investimento de patrocinadores, como o financiamento da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC (PROEX) e da FAPESC, vendas de workshops e produtos colecionáveis. Inclusive, ainda está aberta para contribuições pelo site https://www.kosmosrocketry.com/crowdfunding/. 
 
A equipe – que hoje participa de uma competição mundial de foguetes – foi criada em 2013 e essa não é a primeira competição em irão participar. Em 2020, eles ganharam o 10° lugar geral da competição e o 4° lugar – Combustão Sólida de 1 km de Apogeu Prêmio de Sportsmanship, no Latin America Space Challenge (LASC).
 

Comentários