'Oito Startups' de 21 Inscritas, Foram Selecionadas Pela AEB Para Participarem do SpaceBR Show 2022

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Pois então, de ontem (17/05) até amanhã (19/05) no 'Centro de Convenções Frei Caneca', em São Paulo (SP), estará acontecendo pela primeira vez de forma presencial o evento 'SpaceBR Show 2022', evento este que tem como tema 'Mercado Espacial: Oportunidades na América Latina'.
 

Acontece que para o evento desse ano, oito startups entre as 21 inscritas, foram selecionadas (segundo o site do evento) com base no grau de aderência com o tema espacial, pelos seguintes profissionais da Agência Espacial de Brinquedo (AEB): 
 
* Henrique Fernandes Nascimento – Coordenador de Estudos Estratégicos e Novos Negócios da AEB. 
 
* Danilo Sakay – Analista de Projetos Espaciais – Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate) 
 
* Alexandre Macedo de Oliveira – Coordenador da Unidade Regional da AEB em São José dos Campos
 
Assim sendo amigos leitores as oito startups selecionadas que irão fazer as suas apresentações no dia 19 de maio, a partir dás 17h30, tendo como moderador Coordenador de Veículos Lançadores da AEB, o  Sr. Fábio Rezende Prado dos Santos, são as seguintes:
 
* C6 Sistemas de Lançamento do Brasil - Filial paulista da startup canadense 'C6 Launch' que, em 2021, foi selecionada no processo de chamada pública realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para a utilização do Centro Espacial de Alcântara como sitio de lançamento comercial da empresa. (https://www.c6launch.com)
 
* CRON – Sistemas e Tecnologias Ltda - Startup espacial brasileira da área de pequenos satélites, com sede em São José dos Campos, e uma das membras fundadoras da 'Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB)'. (https://www.cronsistec.com.br/home)
 
* Acosta Aerospace - Startup espacial brasileira da área de pequenos satélites, com sede em São José dos Campos, e que atualmente trabalha numa constelação de cubesats para órbita LEO denominada de 'SARA Constellation', constelação esta que tem como objetivo apoiar o monitoramento de veículos em movimento em locais remotos (ar, mar, solo).​ (https://acosta-aerospace.com)
 
* Ideia Space - Startup espacial brasileira da área educacional locada em Brasília-DF que tem como objetivo auxiliar alunos a se consolidarem como profissionais do futuro neste setor. (https://www.ideiaspace.com)
 
* Criar Space Systems - Startup espacial brasileira da área de produtos e sistemas para o setor aeroespacial, tais como, Antenas Direcionais Automáticas (ADAs), CubeSats e aplicações que possibilitam o monitoramento através dos dados fornecidos por esses produtos. A empresa tem sede em Ribeirão Preto-SP, e é uma das membras fundadoras da 'Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB)'. (https://criarspacesystems.com.br/site)
 
* Pion Labs - Startup espacial brasileira da área de pequenos satélites e foguetes de treinamento e suas tecnologias associadas ligadas a propulsão hibrida, e mais recentemente a propulsão liquida. A Pion foi a primeira empresa brasileira a colocar um satélite no espaço, o pocket satélite PION-BR1, satélite este que foi desenvolvido inteiramente no Brasil. (https://www.pionlabs.com.br)
 
* DeltaV Engenharia Espacial - Startup espacial brasileira da área de propulsão que tem como objetivo desenvolver tecnologia propulsiva de forma independente e competitiva para viabilizar a exploração comercial do Espaço pelo Brasil e por seus parceiros comerciais. A empresa que está sediada no Parque Tecnológico de São José dos Campos-SP, é fruto de spin-off do Laboratório de Combustão e Propulsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). (https://www.deltavengenharia.com)
 
* New Space Tech - Não consegui nenhum informação sobre essa startup.
 
Bom leitores, duas dessas empresas fazem parte da ASB, e vem fazendo as coisas acontecerem com o seu compromisso com o setor (CRON e Criar Space), uma delas (a PION Labs) é uma joia do setor de foguetes, pequenos satélites e tecnologias associadas do Brasil, e também vem obtendo resultados. Já startup canadense 'C6 Launch' que tem o Sr. Paulo Vasconcelos (oficial da reserva da FAB) como Chefe de Operações da filial da empresa no Brasil, tem um website muito bonito, mais até agora seu foguete não saiu do chão e teremos de aguardar pra ver se isso irá realmente acontecer algum dia. Já as outras startups citadas, parecem que são empresas novas, e sinceramente espero que o compromisso delas seja mesmo trazer desenvolvimento espacial para o país, e não comprar iates e carros de luxo as custas do erário publico, como ocorreu por anos com muitas empresas que estão, por exemplo, locadas nesse Parque Tecnológico de São José dos Campos-SP e em outros cantos do país.
 
Pois então, amigos leitores, apesar de concordar com a escolha de alguns selecionados desta lista, em minha opinião, para esse momento a escolha poderia e deveria ser melhor realizada. Porém quem escolheu foi a AEB, e assim não poderia ser diferente mesmo.

Comentários