China: Missão Tianwen-2 Seguirá Rumo ao ‘Asteroide 2016 HO3’ em 2025

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (13/05) no site “Canaltech”, destacando que a sonda espacial chinesa Tianwen-2’ será lançada em 2025 tendo como destino o ‘Asteroide 2016 HO3’. 
 
Alguém segure os chineses. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Tianwen-2: China Quer Lançar Missão Rumo a Asteroide em 2025 
 
Por Danielle Cassita
Editado por Rafael Rigues
13 de Maio de 2022 às 18h10
Fonte: IT Home 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech

A China segue avançando no desenvolvimento da missão Tianwen-2, que será lançada em 2025 com destino a um asteroide. As informações foram divulgadas por Zhang Rongqiao, primeiro designer-chefe da missão de exploração de Marte na China, que mencionou também os avanços na missão Tianwen-3, com lançamento estimado para 2028.
 
Segundo ele, a sonda da Tianwen-2 já está na fase preliminar de desenvolvimento, enquanto seus componentes elétricos passam por uma sequência de testes. A China planeja lançar a Tianwen-2 rumo ao asteroide 2016 HO3, também conhecido como 469219 Kamoʻoalewa, para coletar amostras e trazê-las à Terra. Com tamanho estimado entre 40 e 100 metros de diametro, a rocha é um "quase satélite" de nosso planeta.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)
Esquema da órbita do asteroide ao redor do Sol e da Terra.

Já a Tianwen-3 é uma missão que deverá ser lançada com destino a Marte, com o objetivo de coletar amostras do Planeta Vermelho e trazê-las para a Terra. "A Tianwen-3 retornará com amostras de Marte, enquanto a Tianwen-4 vai explorar Júpiter, daí o nome 'Projeto de Exploração Planetária'", disse Rongqiao.
 
Muitos destes planos se devem ao sucesso da Tianwen-1, a primeira missão interplanetária da China que vem abrindo o caminho para missões futuras de pesquisa e exploração lideradas pelo país. A missão foi lançada em 2020 rumo a Marte, levando um orbitador e o rover Zhurong para explorar nosso vizinho.
 
Até o momento, o veículo já percorreu quase 2 km na superfície marciana, coletando uma série de dados científicos — até o momento, quase 540 GB de dados da missão já foram enviados à Terra.

Comentários