O Que o Risonho Presidente da AEB Foi Fazer em Solna (Estocolmo) na Suécia?

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Pois então, o Sr. Ian Fichtenbaum, CEO da empresa americana 'Bradford Space' com sede na cidade de Nova York e sub-sedes na Holanda, Suécia, Luxemburgo e Seattle (EUA), publicou dias atrás essa nota abaixo em seu Linkedin pessoal que então foi republicada então pelo Linkedin de nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB).
 

Pois então, vale ressaltar que a desconhecida 'Bradford Space' é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de propulsão de naves espaciais de alto desempenho, aviônicos, sistemas de controle de órbita de atitude, espaços de trabalho de microgravidade, além de também fornecer serviços de logística para missões além da LEO.
 
Traduzindo amigos leitores, o que diz a nota acima, o presidente da AEB, o Sr. Carlos Moura, se encontrou com o Sr. Robert de Try (gerente) na sub-sede da empresa em Solna (Estocolmo), na Suécia. E aí fica a pergunta: O que o Sr. Carlos Moura foi fazer nessa especifica sub-sede sueca dessa empresa???
 
Pois é amigos leitores, muitos de vocês até irão dizer que o bom orador e risonho presidente de nossa Agência de Brinquedo foi lá passear as custas do erário publico brasileiro, coisa que não tenho como descartar completamente, mas essa viagem é curiosa, pois a sede do Grupo Thales Aeroespace, por exemplo, fica em Paris, certamente um melhor lugar para se passear.
 
Porque visitar uma empresa que é especializada entre outras coisas no desenvolvimento de  'sistemas de controle de órbita de atitude e sistema de propulsão', curioso não? Vale aqui lembrar amigos leitores que neste momento o gestor do INPE, o Dr. Clezio Marcos de Nardin, tem excelentes relações com a nossa Agência Espacial de Brinquedo, via MCTI, e não podemos esquecer da divulgação que ele (Dr. Clezio) vem fazendo há alguns meses em torno das tais plataformas orbitais de 10, 30 e 100kg em desenvolvimento no instituto.
 
Entretanto, se esta minha suposição estiver correta, fica a pergunta: Será que as nossas startups e o próprio INPE (leia-se Laboratório Associado de Combustão e Propulsão - LABCP) não poderiam desenvolver esses sistemas no Brasil? Enfim.. vamos aguardar os acontecimentos.

Comentários

  1. Viagens de estudos, almoços de trabalho, jantares de reflexão. Ver a pátria ao longe, abrir aquele sorrisão e... vida que segue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Análises de políticas espaciais, assinaturas de contratos bilaterais estéreis, encontros, jantares, + jantares, fotos no instagram apertando a mão, bla bla bla... Programa espacial somente na teoria. Saudades da época do MECB, onde realmente as coisas eram na prática, com foguete subindo.

      Excluir
    2. Alguém lembra do Sabia-Mar? Quantas décadas de encontros, acordos, intenções? Foi esquecido ou foi lançado?

      Excluir
    3. Olá Tatu!

      Sim lembramos. Muitas décadas e continua em pauta, pelo menos no papel.

      Excluir
  2. adorei o verso ! , lindo , rs , é isso mesmo o PEB nosso de cada dia só se resume a apenas a isso ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk, pois é. Tô pensando em criar uma coletânea poética chamada: "A lua sorridente que ficamos olhando, bestas, para o céu!"

      Excluir
  3. Na verdade, não existe nada que o Brasil não possa fazer aqui mesmo! Mas é mais fácil comprar feito e claro viajar à custas do erário é gostoso também. Alguém por favor pode me dizer algum grande feito desta agencia desde sua fundação?

    ResponderExcluir
  4. o nosso PEB é uma grande Comédia , enquanto a década de 50 a antiga URSS lançavam o 1º satélite , o nosso BRASIL tupiniquim não tinha nem um foguete sub-orbital , na década de 60 a URSS lançaram o 1º homem ao espaço orbitando o planeta TERRA , e os EUA lavaram os primeiros homens à LUA e o nosso BRASIL militar " Ditadura " tupiniquim , criaram o Sonda I e o Sonda II , nossa que avanço nacional , na década de 70 a URSS e os EUA lançaram as primeiras estações espaciais e o nosso BRASIL militar " Ditadura " tupiniquim criaram os Sonda III e o Sonda IV , isso é uma Piada ou não é ?

    a verdade é que Brasília recebe ordens de Washington e os tupiniquins acham isso uma maravilha , somos puxa - saco de estadunidenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Uma vez li um artigo sobre a saga do Ozires Silva na homologação do avião Bandeirante, na FAA americana. O americano disse algo assim: "Vocês não vão conseguir". O Ozires respondeu: "Então, me diga o que preciso fazer para conseguir?" O americano desconcertado começou a explicar o processo de homologação. Bem, resumindo o processo... o Bandeirante foi homologado. O americano, da FAA, ficou surpreso, mas orgulhoso, e apertou a mão dele efusivamente.
      O Ozires disse que o "você não vai conseguir" do americano é algo preconceituoso, mas quando mostra-se a eles que conseguimos eles reconhecem o equívoco e se sentem admiração genuína com a nossa conquista. Porém quando um brasileiro diz "você não vai conseguir", prepare-se, pois ele vai fazer todo o possível para que você não seja bem sucedido. E quanto mais competente for, mais força contrária virá. É a verdade, é dura, mas esse vira-latismo e entreguismo tem que acabar no país. Aqui é o país que inventou o avião - sorry W. Brothers - somos capazes, mas essas palhaçadas e anti-patriotismos, principalmente de autoridades, são ridículas.

      Excluir
  5. Esse vídeo no Youtube , mostra o motivo que o Brasil ainda não tem foguete orbital

    Embaixadora americana explica como tem que ser as eleições brasileiras.

    Canal Arte da Guerra

    https://www.youtube.com/watch?v=P-db1IXEfUg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entra governo, sai governo, seja de que linha for a palhaçada continua. Somos uma colônia, muito porque, quem a comanda está se lixando para a autonomia tecnológica do país. É como o título da música do Léo Jaime: "Nada mudou!"

      Excluir
  6. falta aos governantes , respeito a pátria , amor ao Brasil , honra as leis e a constituição , um país que concorda em uma emissora de Tv lançar 6 novelas , algumas 3 a 4 vezes repetidas , de segunda à sexta admite ser colonizado por países imperialistas capitalistas , o remédio é muito amargo para resolver tudo isso ! , chama-se " Revolução Nacionalista " , o Povão não tem Coragem para isso ! , o Povão gosta de Carnaval , futebol e Novela da GLOBO , Vale a Pena Ver de Novo - Salve a República das Bananas tupiniquin

    ResponderExcluir

Postar um comentário