Projeto de Lei de Deputado Maranhense Visa Trazer Melhorias Para as Atividades Espaciais Brasileiras Através da Criação de Uma ‘Lei Geral das Atividades Espaciais’

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (01/05) no site do ‘Jornal Pequeno’ de São Luís-MA, destacando que a ‘Base de Alcântara’ será contemplada pela ‘Lei Geral das Atividades Espaciais’.
 
Pois então amigos leitores, se eu entendi bem, esta iniciativa parece ser uma espécie de embrião para transformar o nosso ‘Patinho Feio’ em um Programa de Estado, e se assim for, é verdadeiramente um avanço de visão política deste 'Fórum da Vergonha', mas deixarei que o Prof. Rui Botelho (muito mais preparado do que a minha pessoa para abordar questões com esta), dê o seu parecer na próxima quinta-feira, durante a realização da nossa coluna semanal ‘Espaço Semanal’. Fiquem atentos!
 
No entanto amigos leitores, eu não conheço esse deputado federal ‘Pedro Lucas Fernando (União BrasilMA)’ e vale lembrar que a minha primeira experiência com uma dessas tais ‘Frentes Parlamentares em Defesa do PEB’, que nascem e morrem a toda hora nesse ‘Fórum da Vergonha’, foi como eu havia previsto, um completo desastre constituído para favorecer na época apenas os interesses do estado do seu presidente empossado. Uma vergonha que resultou nessa coisa que eles chamam de ‘Constelação Catarina’, e não como devia ser, ou seja, na solução dos problemas que realmente atingem as atividades espaciais do país como um todo.
 
Diante disto, estou pagando pra vê no que vai resultar mais essa coisa e quem sabe, se o Prof. Rui Botelho assim achar pertinente, fazer uma ‘live’ com esse deputado, dando-lhe a oportunidade de esclarecer melhor esse seu ‘Projeto de Lei’ para o nosso público e para toda a Sociedade Brasileira.
 
Entretanto, para aqueles nossos leitores afoitos em ter logo respostas sobre essa questão, deixo aqui abaixo o link do tal Projeto de Lei, bem como uma descrição de quem é esse Deputado Pedro Lucas Fernando.
 
 
 
Brazilian Space 
 
Base de Alcântara’ Será Contemplada Pela ‘Lei Geral das Atividades Espaciais’ 
 
Uma proposta protocolada na Câmara dos Deputados visa proporcionar melhorias das atividades espaciais brasileiras 
 
Por Gil Maranhão 
Postado em 01/05/2022 
 
(Foto Divulgação)
Base de Alcântara.

Uma proposta protocolada nesta semana, na Secretária Geral da Mesa (SGM) da Câmara dos Deputados, visa proporcionar melhorias das atividades espaciais brasileiras, e contemplará principalmente o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Trata-se da Lei Geral das Atividades Espaciais, que será instituída pelo Projeto de Lei (PL) 1006/2022, de autoria do deputado federal Pedro Lucas Fernando (União BrasilMA).
 
Presidente da Frente Parlamentar para Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara Bancada e ex-coordenador da Bancada Federal do Maranhão no Congresso nacional - mandato encerrado agora, em abril -, o deputado disse que “o objetivo é estabelecer normas com padrões internacionais para melhorar o setor espacial, na pratica”, acentuou.
 
“Com normas gerais, será possível garantir mais segurança jurídica para o setor, e assim torna-lo mais atrativo para os investimentos privados”, explicou Pedro Lucas.
 
De acordo com o parlamentar, existem normas infralegais que regem as atividades espaciais, ou seja, que foram criadas pelo poder executivo, e não debatidas no Congresso Nacional.
 
“Dessa forma, é possível que o governo faça alterações quando achar necessário, e isso pode gerar instabilidade para investimentos. Com normas fixadas em leis, o setor se torna mais atrativo”, observou.
 
ALCÂNTARA
 
Pedro Lucas reforçou que a medida também favorecerá o Centro de Lançamento de Alcântara, e lembrou que sempre atuou em defesa das pautas relativas ao CLA, como a aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas – que tornou possível o interesse de empresas privadas em operar comercialmente no cenário espacial maranhense.
 
“Sempre defendi o potencial que o país tem no mercado aeroespacial, que só tem crescido mundialmente. O Brasil será beneficiado economicamente com uma legislação abrangente e coerente, especialmente, o Centro de Lançamento de Alcântara”, enfatizou. 
 
A LEI
 
O projeto de Fernandes estabelece normas sobre o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE) e o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).
 
O texto também prevê o estimulo ao desenvolvimento produtivo nacional e local, cooperação internacional, incentivo às atividades privadas, fomento à pesquisa com a Rede Nacional de Pesquisa em Atividades Espaciais para impulsionar o desenvolvimento tecnológico no setor e integração de pesquisadores.

Comentários