O Diretor do INPE, Dr. Clezio de Nardin, Visita Sede do IFRN Visando Estabelecer Novas Oportunidades de Parcerias na Área Espacial

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma nota postada ontem (06/03) no site oficial do ‘Instituto Nacional de Pesquisas Informações (INPE)’, destacando que o seu diretor, o Dr. Clezio Marcos De Nardin e comitiva, estiveram dia 05/05 no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) durante missão ao Nordeste brasileiro. 
 
Pois então amigos leitores do BS, vejam abaixo a razão desta visita do Dr. Clezio De Nardin e sua comitiva a sede deste Instituto Federal do estado do Rio Grande do Norte. 
 
Brazilian Space 
 
Assuntos - Últimas Notícias
 
Diretor do INPE/MCTI Visita IFRN 
 
Publicado em 06/05/2022 - 00h00 
Atualizado em 06/05/2022 - 10h05 
 

Dia 5 de maio o Diretor Clezio Marcos De Nardin do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), visitou o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) durante sua missão ao Nordeste brasileiro. A visita foi muito profícua em razão do histórico de cooperação do IFRN com o Coordenação Espacial Nordeste do INPE em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias espaciais inovadoras na área de coleta de dados por satélites. 
 
Novas oportunidades de parcerias se apresentaram no âmbito de: 
 
(1) ferramentas de apoio à gestão institucional existentes no IFRN e de interesse do INPE; 
 
(2)  desenvolvimento conjunto de novas tecnologias espaciais e aplicações em monitoramento de recursos hídricos, energias renováveis e meteorologia; 
 
(3) capacitação de servidores do IFRN, por meio dos programas de pós-graduação do INPE e doutoramento em cotutela; 
 
(4) prospecção de demandas regionais no nordeste para missões de pequenos satélites; 
 
(5) validação em orbita da evolução da carga útil EDC com armazenamento a bordo em uma missão de nanossatélite GOLDS-IFRN. Um protocolo de intenções será estabelecido para que as diferentes temáticas abordadas possam ser melhor discutidas com as respectivas equipes técnicas. 
 
Participaram das reuniões no IFRN, o Diretor do INPE Clezio De Nardin, os Coordenadores, Mônica Elizabeth Rocha de Oliveira, Gilvan Sampaio de Oliveira, Geilson Loureiro e Carlos de Oliveira Lino, Maria de Fátima Mattiello Francisco e o Reitor do IFRN José Arnóbio de Araújo Filho.

Comentários