NASA Finalmente Realizará do Dia '06 de Junho' a '4ª Tentativa de Ensaio Geral do Foguete SLS' da 'Missão Artemis I'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (30/05) no site “Canaltech”, destacando que dia 06 de junho próximo a NASA realizará finalmente a ‘4ª Tentativa de Ensaio Geral do Foguete SLS’. 
 
Pois é amigos leitores, confesso que estou super ansioso para que esse processo seja logo finalizado, para que assim a Missão Artemis I possa ser realizada. 
 
Eu era muito novo para lembrar se houve tantos atrasos assim (teria de pesquisar para saber) com relação ao primeiro voo do Saturno V e da primeira versão de voo da espaçonave APOLLO (a APOLLO -1 pegou fogo matando na época três astronautas) e com isso não tenho como avaliar qual equipe da NASA é a melhor, enfim... No entanto, a Equipe da APOLLO provou com galhardia a sua competência, já a Equipe do ARTEMIS ainda esta em busca disso. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
NASA Realizará 4ª Tentativa de Ensaio Geral do Foguete SLS em 6 de Junho
 
Por Wyllian Torres 
Editado por Rafael Rigues
30 de Maio de 2022 às 18h10
Fonte: NASA, Via Phys.org 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

A NASA realizará sua quarta tentativa de ensaio geral do foguete Space Launch System (SLS) em 6 de junho, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O teste é um passo fundamental para liberar tanto o foguete SLS quanto a nave Orion para a missão Artemis I, a primeira do Programa Artemis, que realizará uma viagem sem tripulação ao redor da Lua.
 
Após falhar na sua última tentativa de ensaio geral no mês passado, o SLS retornou ao Edifício de Montagem de Veículos (VAB) da agência, onde foi submetido a uma série de testes para diagnosticar a causa de um vazamento em um dos propulsores do foguete enquanto ele era abastecido.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
Foguete SLS com a nave Orion em seu topo durante uma das recentes tentativas de ensaio geral no Centro Espacial Kennedy.

O teste, conhecido como “ensaio molhado”, consiste em abastecer completamente o foguete SLS e realizar todas as operações envolvidas no lançamento oficial — exceto a decolagem — para confirmar que os sistemas estão funcionando corretamente. Isso inclui a integração com a nave Orion que estará no topo do foguete.
 
Enquanto o SLS permaneceu no VAB, as equipes avaliaram o vazamento no sistema de hidrogênio líquido e substituíram a válvula de retenção do estágio superior. Além disso, modificaram o sistema responsável por detectar eventuais vazamentos durante o teste.
 
O vice-administrador associado da NASA, Tom Whitmeyer, disse que: "neste momento, o sistema está limpo e tudo está pronto para funcionar". Ao mesmo tempo, Whitmeyer reconheceu que “ainda pode estar faltando alguma coisa”, mas lembrou que o teste serve para descobrir eventuais problemas.
 
O teste está programado para começar na manhã do dia 6 de junho. Se tudo finalmente acontecer conforme o programado, o foguete ainda passará por algumas inspeções pós-teste antes de a NASA divulgar uma data oficial para o lançamento da missão Artemis I. 
 
Ajustando o Calendário 
 
Recentemente a NASA divulgou um novo calendário com as possíveis datas de lançamento da primeira missão do programa lunar, começando pelo dia 26 de julho — ao todo, o cronograma prevê 158 janelas preliminares para isto. Mas Bill Nelson, administrador da NASA, afirmou recentemente que o lançamento acontecerá em agosto.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
Durante a missão Artemis I, a nave Orion fara uma viagem sem tripulação ao redor da Lua para validar a segurança de seus sistemas.

Ao ser lançada pelo foguete SLS, a nave Orion fará uma viagem ao redor da Lua que pode durar entre 26 a 42 dias, dependendo de quando decolar. Ela atingirá o ponto mais distante já alcançado por uma espaçonave tripulável, cerca de 64.373 km além da Lua.
 
A missão será encerrada com o pouso da Orion no Oceano Pacífico, na costa da Flórida. A NASA prevê que a primeira missão tripulada do Programa Lunar, a Artemis II, não acontecerá antes de 2025.

Comentários