O 1º Voo Orbital da Starship Foi Adiado Mais Uma Vez Pela FAA e Só Deve Acontecer a Partir de Junho

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (02/05) no site “Canaltech”, destacando que o ‘1º Voo Orbital da Starship’ só deve acontecer a partir de junho.
 
Pois é galera, um belo foguete, não é? Mas será um Belo Antônio? Porque será que a FAA está tão resistente em concluir está avaliação ambiental das instalações da SpaceX, mesmo sabendo que este projeto é visto pela NASA como de suma importância até mesmo para o esforço no âmbito do Programa Artemis?
 
O que será que está acontecendo? Será que a FAA sabe de algo que não sabemos? Ou realmente esse procedimento está ocorrendo dentro do transmite normal? Não sei, porém parece que nessa história tem algo mais.
 
Como todos sabem a NASA vem tendo problemas com o seu SLS, e nesse momento um eventual fracasso desse trambolho espacial da SpaceX, colocaria todo a parte tripulada do ‘Programa Artemis’ em cheque, pois os americanos estão numa corrida desesperada para chegar a LUA bem antes que qualquer outra nação do planeta.
 
Notem que as implicações de um eventual fracasso em ambos os projetos significaria um atraso gigantesco, pois deixaria os EUA sem nenhuma espaçonave tripulada capaz de chegar à órbita lunar, além de colocar em risco o apoio popular ao ‘Programa Artemis’, extremamente necessário para sua continuidade, fora o estrago que isso causaria a imagem da NASA e da Engenharia Aeroespacial norte-americana, publica e privada.
 
Alguém certa vez disse que situações drásticas exigem medidas drásticas, e neste caso eu diria até que não haveria motivo para tanto desespero, pois mesmo que o foguete da NASA não funcione e o tanque de água estilizado da SpaceX se comprove um fracasso, a espaçonave Orion da NASA (creio eu) poderia ser acoplada no topo do foguete Super Heavy da SpaceX e seguirem juntos para a LUA.
 
E caso essa minha previsão ocorra, seria muito legal, né verdade? Não só pelas implicações científicas e  tecnológicas que esta volta a LUA trará para toda a humanidade, como também porque algo de extraordinário ocorreria, ou seja, a publicação aqui no BS de uma foto do Prof. Rui Botelho vestido com a Camisa do Maior do Nordeste, ao som da musica ‘Coisinha do Pai’ de Beth Carvalho, repetindo assim o feito da Missão Sojourner da NASA no final dos anos 90.
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
1º Voo Orbital da Starship Só Deve Acontecer a Partir de Junho; Entenda
 
Por Wyllian Torres
Editado por Rafael Rigues
02 de Maio de 2022 às 16h00
Fonte: FAA, Via Futurism 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: SpaceX

O primeiro teste de voo orbital da espaçonave Starship, da SpaceX, será adiado mais uma vez. A operação depende da conclusão de uma avaliação ambiental das instalações da empresa em Boca Chica, no Texas, feita pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).
 
O teste orbital é uma etapa fundamental do sistema planejado para levar astronautas à Lua e, posteriormente, a Marte. No entanto, os trâmites burocráticos têm atrasado sistematicamente o cronograma da empresa de Elon Musk.
 

Em nota publicada no dia 29 de abril, a FAA disse que, diante das recentes alterações da SpaceX em seu projeto, serão necessárias análises complementares. A avaliação ambiental, que originalmente deveria ter sido concluída no final do ano passado, agora só deve terminar em 31 de maio.
 
(Imagem: Reprodução/Elon Musk/Twitter)
Starship montada no topo do Super Heavy. Juntos, eles formam o sistema de lançamento mais alto da Terra.

Até o momento, a conclusão da avaliação já foi adiada quatro vezes. Ela é um procedimento padrão para avaliar quais impactos a operação pode acarretar ao meio ambiente. As instalações da SpaceX em Boca Chica ficam próximas a um importante refúgio da vida selvagem, lar de tartarugas marinhas e aves migratórias.
 
A primeira avaliação ambiental foi realizada em setembro do ano passado e, então, foi encaminhada para um período de revisão na qual recebeu comentários públicos. Então, em novembro, 11 grupos ambientais solicitaram à FAA uma análise nos planos da SpaceX “mais de perto”. Para a nova avaliação ambiental, a agência de transporte dos EUA ainda precisa revisar pelo menos 18 mil comentários recebidos pelo grande público.
 
A FAA também ressaltou que a avaliação não garantirá a emissão de uma licença de lançamento para a SpaceX. Como precaução, a empresa iniciou a construção de uma plataforma de lançamento da Startship no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, onde já tem autorização para lançamento.

Comentários