NASA Divulgou Novo Calendário Com Possíveis Datas Para o Lançamento da 'Missão Artemis I'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (18/05) no site “Canaltech”, destacando que a NASA divulgou o seu novo calendário com possíveis datas para o lançamento da Missão Artemis I. 
 
Pois então, essa é sem duvida nenhuma a mais esperada Missão Espacial esse ano e sinceramente ela tem de ser exitosa, pois caso contrário, ficaremos dependendo de uma nova tentativa que poderia levar anos, ou na expectativa pouco provável do sucesso desse tanque de agua estilizado da SpaceX. 
 
Avante Artemis I 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
NASA Divulga Novo Calendário Com Possíveis Datas Para Lançamento da Artemis I 
 
Por Por Wyllian Torres
Editado por Rafael Rigues
18 de Maio de 2022 às 12h30
Fonte: NASA, Via Ars Technica 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: NASA

A NASA divulgou, nesta segunda-feira (16), um novo calendário com as possíveis datas para o lançamento da missão Artemis I, a primeira do Programa Artemis. A lista começa do dia 26 de julho deste ano e vai até junho do ano que vem, reunindo 158 janelas preliminares para a decolagem.
 
A Artemis I consiste no primeiro lançamento do poderoso foguete Space Launch System (SLS) da NASA, que enviará a nave Orion em seu segundo voo orbital. Desta vez em uma viagem sem tripulação ao redor da Lua que deve durar entre 26 a 42 dias, dependendo de quando a missão decolar.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
A Artemis I servirá para garantir que tanto o foguete SLS quanto a nave Orion são seguros levar astronautas a Lua.

Em nota, a NASA explicou algumas das várias restrições para a definição das datas de lançamento, como a mecânica orbital. Por exemplo, a nave Orion não pode ficar na escuridão por mais de 90 minutos, pois seus painéis solares precisam gerar energia para manter a nave na temperatura adequada. Portanto, os planejadores da missão excluem todas as datas potenciais que poderiam enviar a Orion para a sombra da Terra durante longos períodos.
 
Inicialmente, a Artemis I seria lançada em 2016, mas uma série de contratempos adiou a missão, que depende agora da conclusão do ensaio geral do SLS. “Definiremos uma meta mais específica após concluirmos os testes de 'ensaio molhado'", disse Kathryn Hambleton, porta-voz da NASA. 
 
Últimos Detalhes 
 
Durante uma audiência do Comitê de Inteligência da Câmara de Deputados dos EUA, realizada nesta terça-feira (17), Bill Nelson, administrador da NASA, disse que a Artemis I será lançada em agosto. Entretanto, a agência ainda não conseguiu finalizar o teste crucial para aprovar o lançamento.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
O foguete SLS com a nave Orion acoplada no topo durante uma das recentes tentativas de ensaio geral no Centro Espacial Kennedy. 

Conhecido como “ensaio molhado”, o teste consiste em abastecer completamente o foguete SLS e realizar todas as operações envolvidas em um lançamento real — exceto a decolagem —, para avaliar que todos os sistemas estão funcionando corretamente.
 
A NASA já realizou três tentativas deste ensaio: na mais recente foi detectado um vazamento em um dos propulsores do foguete enquanto ele era abastecido. A equipe de engenheiros resolveu levar o lançador para as instalações do Kennedy Space Center, na Flórida, para ajustes.
 
As tentativas recentes só conseguiram abastecer metade do tanque de oxigênio líquido do foguete e parte do tanque de hidrogênio líquido. Com isso, o ensaio geral do SLS só deve acontecer no final de junho. Só após a conclusão desta operação é que a NASA baterá o martelo para definir a data de lançamento da Artemis I.

Comentários